sábado, 29 de outubro de 2011

Já tardava...

É verdade, já há muito que não fazia um post dedicado ao cinema. Mas a verdade é que eu e o Theo temos visto mais séries ultimamente. De qualquer modo, aqui ficam algumas recomendação:


"Black Hawk Down" de 2001 é um retrato extremamente interessante da interversão dos Estados Unidos da América nos confrontos de 1993 na Somália. Não será um filme para todos os gostos e pessoalmente também não faz o meu estilo de filme mas, este em particular, está muito bem feito e em qualidade superior ao mais recente "Hurt Locker" do mesmo género, que recebeu o Oscar de melhor filme.
Além disso, tem um elenco invejável, para citar alguns:
Josh Hartnett
Ewan McGregor
Eric Bana
Orlando Bloom




"Beginners" de 2010 foi o primeiro filme que fomos ver ao cinema desde que o Theo chegou e foi logo uma óptima aposta. Depois de um casamento de longos anos e na recta final da sua vida, um pai (Christopher Plummer) conta que é gay ao filho (Ewan McGregor). E é partir deste momento que os dois criam uma relação pai/filho que esteve quase inexistente ao longo das suas vidas. Um filme sobre o amor, com uma perspectiva diferente, emocional mas recheado de esperança.




"Contagion" de 2011 é mais um fortíssimo filme que procura retratar qual seria a reacção mundial se um vírus semelhante ao da Gripe A mas, muito mais agressivo, se espalhasse. Mais que um bom filme, senti que aprendi muito quantos às formas de propagação de doenças semelhantes e à respectiva vacinação. Claro que o filme leva as dimensões ao extremo, mas deixa-nos a pensar...
Além do mais, conta com Matt Damon, Jude Law, Gwyneth Paltrow e principalmente uma actriz que eu adoro, Kate Winslet.



"Little Miss Sunshine" de 2006 é um caso raro para mim. Normalmente não dou muito valor a comédias. Mas este filme conquistou um lugar na minha lista de filmes preferidos. Um filme sobre aquilo que realmente importa numa família, com cenas emocionantes mas recheado de boa disposição e episódios caricatos. A família em si é tão peculiar como qualquer outra que conhecemos, incluindo a de cada um de nós. Afinal, qualquer família pode dar um bom filme :)

9 comentários:

Daniela disse...

Ora, ainda não vi nenhum desses mas quero muito ver o Contagion.

bjinho

Theomentos disse...

Black Howk Down: parece ser mesmo um bom filme, mas como referiste, andamos a ver as séries e ficamos sem tempo para os filmes, mesmo assim tenho aproveitado as tuas reuniões da tese de mestrado para ver alguns, porém este ainda não entrou na lista.
Beginners: foi uma grata surpresa, gosto assim de ir ao cinema sem ter a noção do que vou ver, também sei que sempre fazes boas escolhas :D
Contagion: Realmente leva um bocado ao extremo mas é uma história que pode acontecer a qualquer altura... não sei se quero estar cá quando acontecer.
Little Miss Sunshine: É um filme que não goto muuito mas pronto, vi outra vez e até não me pareceu assim tão mal, até dei umas gargalhadas :D
A.M.Q.T.

Ikki disse...

Apenas vi o "Black Hawk Down" e está bom, apesar de não ser genial!
É baseado num acontecimento sobre o qual vi uma reportagem na televisão quando era puto e me marcou para sempre. Tinha imagens do corpo de um soldado americano nu, apenas de cuecas, morto, a ser arrastado por crianças na rua. Nunca mais me saiu da cabeça até hoje! Está nitida na minha mente!
O "Contagion" tenho de ver um dia destes!
Abraço

Luís disse...

Nós vimos o "Beginners". Nada de especial, se calhar, tirando que nos soube muito bem ver alguém a tratar assim o assunto de um pai que sai do armário. E de um filho que sabe ser filho... Amplos abraços ;)

Teté disse...

Vi o último e é realmente muito giro, o segundo também me despertou o interesse. Agora os outros dois, confesso que não! Cada um com as suas preferências... :)

Beijocas!

Rafeiro Perfumado disse...

Só vi o primeiro, e adorei. Até tenho a banda sonora, que acho genial. Curiosamente o que mais retive do filem foi um pai que levou o seu filho de 5 ou 6 anos ao cinema, que passou quase todo o filme com as mãos a tapar a cara. Abraço!

Loot disse...

Só não vi o begginers do qual me falam muito bem.

Dos outros o meu favorito de longe é o my little miss sunshine. Adorei é mesmo uma pérola que apareceu nos últimos anos :)

Abraço

paulofski disse...

Boas dicas.

um coelho disse...

Contagion é muito bom, fiquei logo apanhado quando vi o trailer.
Quanto a Little Miss Sunshine, é delicioso, adorei o filme. Só me fez impressão a história toda à volta dos concursos de beleza de crianças, que desconhecia completamente.