quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Vale a pena Lembrar

Há muitas pessoas que não concordam com a existência de dias centrados num assunto como por exemplo "O dia da Luta contra a SIDA". Eu concordo e contrariamente ao que a maioria das pessoas faz, vou justificar a minha opinião.
Há quem diga que estes dias não deviam existir porque todo o ano se deve pensar nestas problemáticas. Mas é impossível que todos os dias se pense em determinada coisa, além disso existem tantas problemáticas que, pensar em todas, todos os dias, seria impossível. Com isto não digo que só hoje é que se deve pensar na Luta contra a SIDA, digo sim que, devemos aproveitar este dia em especial para reflectir sobre o assunto e para darmos um pouco de nós à problemática.
Eu vou dar o meu contributo da melhor maneira que posso, é por isso que, a partir de amanha e, na próxima semana, vou estar na escola onde estou a estagiar a dar sessões informativas e de esclarecimento aos alunos. Fiquei também satisfeito por descobrir, enquanto preparava estas sessões, que o número de novos casos de VIH em Portugal desceu este último ano.

Quanto ao meu estágio, estou a adorar, estou inserido num projecto de Promoção da Saúde nas escolas e como sou o único psicólogo do grupo a minha orientadora, que é uma professora do secundário, dá-me total liberdade. Pelo que entendi ela já há muito queria inserir um psicologo no grupo mas as verbas não o permitiam. Sei que tenho uma responsabilidade acrescida pois, nos próximos anos, os estagiários da minha faculdade que para lá forem terão como base o meu trabalho. Mas, modéstia à parte sempre tive confiança nas minhas capacidades e acredito que os meus orientadores da faculdade ao recomendarem-me este estágio, sabiam o que estavam a fazer.

12 comentários:

um coelho disse...

Estás a criar um benchmark. A responsabilidade é enorme, acredita. Alguns anos depois de ter terminado a faculdade, é com orgulho que ouço que alguns dos meus trabalhos ainda são referidos como pioneiros ou inovadores.

Meia Noite e Um Quarto disse...

é, realmente tens ctgo uma grande responsabilidade, e é mais do que adequado ser um psicólogo e jovem para tratar de certos temas. Lembro-me que no meu liceu foi um dos vice presidentes a dar-nos algumas sessões de esclarecimento...e foi muito tenso, quer para ele, quer para nós alunos.
Muito sucesso po teu estágio!!

Sérgio disse...

É bom começar sem ter grandes referências, porque assim se tem mais liberdade.

► JOTA ENE ◄ disse...

ººº
Fica registado, será como um apelo, embora acho que ainda se pratica muito de forma desprotegida.

Daniela disse...

É uma grande responsabilidade mesmo, bom trabalho.

bjinho

Unknown disse...

deixa a tua marca Psi e eleva a fasquia para os que te seguirão. Não tenho dúvidas que conseguirás

Nuno Amado disse...

Vale a pena sim senhor! Há dias em que coisas importantes devem ser relembradas!
:)

Abraço

Theomentos disse...

Sobre o dia da luta contra a SIDA concordo contigo, devemos sim lembrar todos os dias porém com esse em especial renovam-se os apelos, as lembranças sobre o tema. Quanto ao estágio, fico mesmo muito orgulhoso de ti e fico tmb muito feliz por saber que estas a gostar. Com certeza farás um óptimo trabalho que será lembrado e que te orgulhará sempre :D AMO-TEEEEEEEEE

Teté disse...

O problema é que há "dias de..." a mais, o que acaba por se tornar uma rotina a que poucos ligam!

Dito isto, não quer dizer que o dia da Luta contra a SIDA não seja relevante, especialmente para essas sessões de esclarecimento junto aos jovens!

Na escola onde o meu filho andou, a secundária José Gomes Ferreira, também conhecida como o Liceu de Benfica, havia um pequeno grupo de psicólogos residente, destinado a acompanhar crianças mais problemáticas (tanto de indisciplina, como de dificuldades de aprendizagem de vária ordem). Devia ser assim em todas! :)

Beijocas!

João Roque disse...

Eu não concordo com os dias mundiais pelas razões que explico no meu post.
Abro uma excepção neste dia, exactamente pela razão que apontas: vale a pena lembrar.
Quanto ao teu projecto só te deixo uma palavra: FORÇA!

Rafeiro Perfumado disse...

E fazes muito bem em ter confiança, pois se não o fizeres, garantidamente que não obterás esse sentimento das outras pessoas. Quanto ao dia mundial, sou a favor, não gosto é quando se banaliza essa figura, pois agora parece que há dias para tudo. Abraço!

paulofski disse...

Devia ser lembrado todos os dias, a sida, a malária, a fome, a violência doméstica... enfim, deviam ser reparados todos os erros e maleitas desta sociedade.

Abraço