quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Preconceitos de Onde Menos se Espera

Infelizmente continuo com a certeza que não estamos perto de viver num mundo sem preconceitos e estereótipos negativos.
Há pouco tempo encontrava-me eu numa aula estranhamente interessante de Ciências Sociais a estudar as famílias da nossa sociedade. Passamos pelas famílias tradicionais, alargadas e muitas mais até que chegamos á família homossexual. Algumas miúdas lançaram uma piadita inocente e até engraçada e estávamos a debater o assunto até que um colega já casado, com filhos e já com idade para ter juízo afirmou: “A meu ver dois homossexuais nunca podem ser família”. A partir daqui a aula nunca mais mudou de assunto.
Os outros colegas e a professora, felizmente, ficaram quase tão chocados como eu que no entanto me mantive reservado pois não me apeteceu empolgar-me na discussão e queria ver até onde aquilo ia. A argumentação prosseguiu com o colega a afirmar, segundo o que eu percebi e resumidamente, que dois homossexuais não poderiam sequer ser um casal nem uma família porque dois homens ou duas mulheres não podem nutrir amor um pelo outro, a única coisa que os une é o sexo e sem isso podem, quanto muito, ser amigos…
Bem não vou aprofundar muito o meu comentário a isto porque se não, nunca sairíamos daqui pergunto-me apenas o mesmo que a professora perguntou: Como pensam vocês vir a ser bons psicólogos se ainda tem preconceitos desses?

Mais tarde já no intervalo durante a pausa para o café e para o cigarrinho a discussão continuou, comigo já mais participativo. Partilharei a resposta que o colega deu quando eu e algumas raparigas presentes o acusamos subtilmente de ser preconceituoso:
Eu não sou preconceituoso porque quando era mais novo fui acampar com uns colegas, soube nas vésperas que um deles era homossexual e fui na mesma…”
Hmmm…Boa colega é preciso ter coragem realmente para dormir na mesma tenda que um desses seres estranhos!!
Pobre senhor que não suspeita que lida todos os dias pelo menos com um desses estranhos e peculiares seres vivos: O homo sapiens homossexualis XD

8 comentários:

Unknown disse...

Os preconceitos e estereótipos negativos existiram, existem e existirão.
De facto, um psicólogo deve ter uma mentalidade aberta, pois quem é ele para julgar. Acho que, não é muito difícil, um ser humano compreender que, o que une dois seres humanos é o amor e não o sexo. O sexo, se formos a ver, serve para aliviar a tensão, mas não é o pilar fundamental da união entre dois seres humanos, sejam eles homossexuais, ou não. Esse teu colega está no curso errado.

ψ Psimento ψ disse...

Acredito que ele mais tarde ou mais cedo preceberá isso e talvez altere algumas formas de pensar... a ver vamos :)

Graduated Fool disse...

Esse senhor estuda psicologia? Pois, então ainda tem de estudar muuuuuuuuuito.
Passo-me com gente que pensa como ele. Uma coisa é fazer-lhe confusão a ideia de 2 homens juntos ou 2 mulheres juntas, pronto, infelizmente acontece. Mas outra coisa é achar que duas pessoas do mesmo sexo não se podem amar. Mentecapto, esse senhor!

ψ Psimento ψ disse...

Pois, e tem ele dois filhos... se um dia o tiro lhe sai pela colatra é que eu quero ver!!

Dijambura disse...

Há colegas psicólogos (formados e no activo) que escrevem barbariedades assumindo posturas pseudo-cientificas exemplo disso foram as declarações na REVISTA VISÃO Nº 767 (8 de Novembro)PELA PSICÓLOGA MARGARIDA CORDO: «A HOMOSSEXUALIDADE É
UM TRANSTORNO DA IDENTIDADE SEXUAL, UMA DOENÇA E TEM
RECUPERAÇÃO». Há que ter cuidado com este tipo de afirmações, esse estudante provavelmente será um péssimo profissional como esta sra.já o é.

MJ disse...

É verdade, custa a crer que há muito psicólogo por aí cheio de teorias, mas também com muito preconceito!Essa é uma realidade que me choca um bocado! Tive colegas que nem sabiam tratar bem deles, quanto mais virem um dia a "cuidar" de pacientes!Mas penso que a vida é sempre uma boa professora!:) Bigada pelo comment no meu blog:) Já vi que estás a estudar psicologia! Fazes tu muito bem, é o melhor curso que há! No entanto, somos tantos, e ninguém nos quer dar trabalho.. É verdade, a realidade está muito má, para nós, psicólogos.. Espero que o novo ano traga novas possibilidades! Feliz Natal e Óptimo Ano Novo!**

So disse...

lembro-me tao bem desta aula.. ainda eramos uns psis bebes =) de qualquer das maneiras fico feliz por pelo menos uma pessoa ter percebido que não servia prakilo =) espero no entanto que ele tenha ficado mais "aberto" =P

Anónimo disse...

“Eu não sou preconceituoso porque quando era mais novo fui acampar com uns colegas, soube nas vésperas que um deles era homossexual e fui na mesma…”

AHAHAHA enaaa bebeu chá de coragem e comeu umas bolachitas de peito erguido? :) credo!Tb sou estudante de psi ;)* beijo