quinta-feira, 22 de março de 2012

Marvel LGBT

Longe vão os tempos de censura em que os autores eram proibidos pela Marvel de assumirem que algum personagem tinha uma orientação sexual diferente da heterossexual. Contudo, os criadores do Northstar sempre deixaram pistas e mensagens subliminares até que finalmente em 1992, o Northstar se tornou o primeiro super-herói assumidamente homossexual da Marvel criando uma tempestade de reacções que levou eventualmente ao cancelamento da Bd onde aparecia.
Mais tarde, em 2001 as mentalidades tinham evoluído um pouco e Northstar pôde voltar à ribalta de uma forma mais transparente e integrando-se numa das equipas mais conhecidas da Marvel, os X-Men.
Entretanto, nos 10 anos que se seguiram, diversos outros super-heróis "saíram do armário" e em 2010, Rictor e Shatterstar, dos X-Factor, quebraram mais um tabu ao serem o primeiro casal de homens da Marvel a ser desenhado numa bd a dar um beijo. Algo que desde então tem sido prática recorrente neste casal. :)




Estes passos foram seguidos pouco tempo depois por Karolina Dean e Xavin, membros dos Runaways, que se tornaram assim nas duas primeiras super-heroínas da Marvel a protagonizarem um beijo lésbico. Se bem que, a Karolina já tinha beijado uma outra colega de equipa mas o beijo não foi correspondido, por isso tecnicamente não conta.
Neste casal há que salientar que Xavin é um ser extraterrestre com capacidade de alterar a sua forma física e mudar de sexo (alguém disse transsexual?). Contudo, como Karolina a prefere ver numa forma feminina, é esta a forma que Xavin mantém habitualmente.


Um outro casal que há muito tem causado borborinho é o par Wiccan/Hulkling dos Young Avengers. Muitos criticavam o facto dos dois terem uma relação assumida e estável já de alguns anos na Marvel e nunca terem sido vistos a partilhar um beijo. A situação causava ainda mais polémica quando se via que os seus colegas heterossexuais de equipa passavam a vida enrolados e aos beijos uns com os outros mesmo sem terem qualquer tipo de relação fixa e oficial.
Por seu lado, os autores defendiam que, como os personagens eram adolescentes, a questão era sensível. Contudo, é de notar que que todos os membros da equipa tinham aproximadamente a mesma idade e isso não era problema para os personagens heterossexuais.
Finalmente este ano e este mês, no culminar de uma das histórias mais esperadas dos Young Avengers, Wiccan e Hulkling puderam finalmente partilhar um belo momento de afecto com os leitores que há anos seguiam a sua relação e as suas aventuras.
Para terminar, voltemos ao início, ao Northstar. Apesar de ter sido o primeiro super-herói assumidamente gay da Marvel e apesar de ter sido criado na década de 80, só em 2009 é que teve direito a um namorado, o Kyle. Mas a maré parece mesmo estar a mudar, logo em 2011 os dois foram retratados a partilhar um beijo e Marvel já convidou todos os seus leitores para o próximo grande evento deste casal.



Pois é, futuramente nas páginas de Astonishing X-Men, todos e todas poderemos ver o primeiro casamento homossexual da história da Marvel. Northstar vai mesmo dar o nó!!



Pessoalmente mal posso esperar e fico satisfeito com o rumo que a Marvel está a tomar no que diz respeito à luta contra o preconceito e a discriminação de todas as pessoas LGBT.

6 comentários:

João Roque disse...

Grande evolução nos "comics"...

Ricardo - Uma Outra Face disse...

xD gostei dos posts... Só falta mesmo é falar dos super poderes :P (que é uma parte que gosto bastante...)

Loot disse...

Vou salientar mais uma personagem porque foi uma escolha interessante da Marvel que é o Colossus do universo Ultimate.

As personagens mais "principais" do universo marvel são todas heterossexuais e verdade seja dita se foram escritas como tal durante 50 anos não fazia muito sentido mudar isso assim do nada. Por isso achei curioso quando criaram o universo ultimate terem feito o Colossus gay e a namorar precisamente com o Northstar.

É certo que o colossus não é o wolverine ou o aranha em termos de popularidade mas é um dos X-Men clássicos.

Fora desta editora saliento o Midnioghter e o Apollo, que são um dos maiores casais na BD.

Theomentos disse...

Que bom que a Marvel anda a tratar desses assuntos, tanto para o universo infantil quanto para o adulto. É mesmo importante relembrarmos esses assunto para que deixem de ser um tabu e torne-se uma coisa corriqueira entre as pessoas. Fico feliz tmb por ser o Northstar a ser o primeiro a puxar a frente pois simpatizo com ele e sei tmb que é um dos teus personagens preferidos :D Parabéns a Marvel e parabéns a nós todos !

Rafeiro Perfumado disse...

Penso que é normal esta evolução, pois se o mundo conseguiu abrir a sua mentalidade, porque não a BD e o universo Marvel? Mas que ainda há um longo caminho a percorrer, sem dúvida.

Tenho a confessar-te que eu, muito à tua conta, mudei a minha forma de ver certos assuntos, e para melhor, acho!

Grande abraço!

ψ Psimento ψ disse...

Bem Rafeiro, não sabes o quão satisfeito eu fiquei ao ler isso.
Um abraço