sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Pondo o Cinema em Dia

Estas férias tenho aproveitado para esvaziar a minha lista de "filmes para ver" e felizmente tenho resistido à tentação de acrescentar três por cada um que vejo. É que depois dos filmes ainda tenho as séries. De qualquer modo ando meio desiludido, vi dezenas de filmes e considerei a grande maioria relativamente fraquinhos. Eis quatro excepções e boas sugestões. Quatro filmes muito diferentes para agradar a todos os gostos. :)

"The Island" de 2005, tinha visto no cinema na altura e agora revi com os meus irmãos. O filme transpõe-nos para um futuro não muito distante onde os poucos sobreviventes de um desastre natural habitam numas instalações subterrâneas enquanto aguardam que os seus nomes sejam seleccionados aleatoriamente, de forma a mudarem-se para "A Ilha", o último paraíso de vida restante na Terra. Mas conforme o filme avança percebemos que nada é o que parece...
O filme tem algumas cenas de acção um pouco exageradas que nos levam a pensar "Ninguém sobrevivia àquilo" , mas é na verdade muito bom e entretenimento garantido. Reviravoltas interessantes, bons momentos dramáticos, excelente prestação de Scarlett Johansson e Ewan McGregor, boa fotografia e ainda nos deixa a pensar. :)





"Crash" de 2005 e vencedor do Oscar de melhor filme. Também já tinha visto na altura mas lembro-me que estava de directa e cheio de sono. Retrata um variado grupo de pessoas das mais diferentes etnias que por diversos motivos acabam por ver as suas vidas entrarem em "colisão" umas com as outras. Um filme essencialmente sobre o racismo e o choque de culturas na América englobando algumas das cenas mais belas que já vi no cinema.





"Breakfast on Pluto" de 2005 é um filme Irlandês e uma comédia dramática que retrata as questões da identidade de género na conturbada época de conflitos políticos na Irlanda (anos 70). Apesar de ter momentos extremamente comoventes o filme no seu todo tem um ambiente leve que nos deixará por várias vezes com um sorriso nos lábios. É importante também salientar a brilhante interpretação de Cillian Murphy e Liam Neeson e Stephen Rea.





"The Life Before Her Eyes" de 2007 conta com a participação de Uma Thurman no principal papel. Se regra geral ela não é das minhas actrizes preferidas, por vezes surpreende-me pela positiva. O filme retrata o ataque de um adolescente à sua escola matando colegas e professores indiscriminadamente. É neste contexto que duas melhores amigas são incorraladas na casa-de-banho e o assassino as obriga escolher qual delas deve morrer. Costuma dizer-se numa situação de risco de vida o nosso passado passa-nos à frente dos olhos, mas e se fosse o futuro?
Um dos melhores filmes que vi recentemente e que apela à nossa própria capacidade de interpretação...

O Youtube não deixou por aqui o trailer mas deixo o link.

13 comentários:

Denise disse...

Dos 4, já vi os dois primeiros e são realmente boas escolhas!

Também adoro pôr os filmes e as séries em dia, durante o Verão! Neste momento já me fartei de filmes e então ando virada para as séries e os livros!
Que séries tens para ver?

bjinho
gosto do teu blog!

ψ Psimento ψ disse...

Eu só vou para as séries quando despachar os filmes.
Tenho estas que me lembre:

Heroes ultima season
The Event
Vampire Diaries 2season
Game of thrones
The Walking Dead
Spartacus
The Prisoner

Denise disse...

Não conheço todas mas já vi Heroes (a última season está fraquinha) e The Walking Dead, que é brutal e acho que devias começar por essa! O meu irmão vê The Event e elogia-a muito!
Podias também acrescentar a Harper's Island, se gostares do género, claro! É de terror, suspense; escrevi um post no meu blog!

Adoro trocar opiniões sobre séries! :D

ψ Psimento ψ disse...

Já fui ver e acho que vou acrescentar. O meu critério a nível de séries é ter poucos episódios. Aquelas que se arrastam indefinidamente não me apelam nada. Acho que vou começar pela última série de Heroes porque já tenho pendente há muito e já que é a última season despacho-a de uma vez. já me disseram várias vezes que está fraquinho pro acaso. Vou acrescentar essa recomendação ;)
Obrigado.

Bongop disse...

Dos quatro vi "The Island".
Muito bom!
E foi uma boa escolha!
:)

Abraço

Denise disse...

Sendo assim, de acordo com o teu critério, recomendo-te Haven. A primeira temporada tem 13 episódios e a 2ª está agora a sair! É interessante também, mistura policial com sobrenatural! :D

pinguim disse...

André
acho que nem vale a pena dizer-te o que tenho para ver...
Dos filmes que tenho gravados, dos Telecines, tenho o disco a 1%, o que me obriga a ver filmes de enfiada para lá caberem os programados.
E no PC, a mesma coisa: não posso fazer mais downloads antes de criar espaço (e olha que não é pequeno).
Dos que aqui falas só vi,e gostei muito do "Breakfast on Pluto", que me agradou muito.

Snow White disse...

Também ando a tentar ver todos os filmes que tinha planeado para este verão mas está difícil seguir a ordem pré-estabelecida. E pelo meio metem-se as idas ao cinema e a curiosidade por certos géneros menos explorados que quando dou por mim a lista está a caminho de se tornar interminável.

Dos filmes acima referidos o meu favorito é o "Breakfast on Pluto", tenho de o rever um dia destes.

X disse...

Vi todos à excepção do último. Gostei de todos, as histórias são todas excelentes e muito diferentes mas consigo destacar o Breakfast on Pluto pela banda sonora e porque conseguiu fazer-nos sorrir no meio de tanta tragédia.
Abc

Mike disse...

Dos filmes que aqui apresentas, vi The Island e tenho a mesma opinião que tu; algumas cenas muito exageradas e algumas cenas muito rebuscadas com uma "história" muito fantasiosa. Puro entretenimento, vê-se bem e valem as excelentes participações da Scarlett e do Ewan (que até chego a achar mal empregues neste filme)

Vi também o Crash...e que filme.
Lembro-me que na altura chorei baba e ranho a ver o filme.lol.
Voltei a ver depois mais umas 3 vezes. É sem dúvida dos melhores filmes que alguma vez vi.

Teté disse...

Embora o primeiro não me tivesse entusiasmado por aí além - ficção científica + acção, BAH! - os outros 3 captaram a minha atenção. Ainda por cima estou cheia de saudades de ir ao cinema, que com as férias e tudo há mais de um mês que não vou lá... :)))

Beijocas!

Abraço-te disse...

Destaco sem sombra de duvida o Crash, é um EXCELENTE filme!!!

Qto as series que tens para ver, já vi todas elas ou quase, excepto o the prisoner, destaco sem sombra de duvida Game of Thrones ou Walking Dead, logo, logo está aí a 2ªtemporada!... deixa para o fim the event...


Abraço-te

Theomentos disse...

The Island eu não conhecia, mas ficou a parecer muito fantasioso.
Crash eu vi logo quando saiu, é mesmo muito bom, acho que mereceu realmente ganhar o Óscar, quem não viu, eu recomendo que assista.
Breackfast on Pluto eu vi algumas partes, nunca sentei para ver do início ao fim.
The Life Before Her Eyes não tinha conhecimento deste filme, mas parece bom, se calhar assisto agora nos dias que me restam de férias.