quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Os Primeiros Filmes de 2012

"Million Dollar Baby" de 2004 é um filme que andava para ver há muito tempo. No seu ano ganhou o Oscar de melhor filme, com um excelente enredo e também uma brilhante interpretação por parte de Hilary Swank.
A história de uma aspirante a lutadora de boxe que teve de travar uma batalha maior do que esperava. É um filme que me tocou profundamente porque aborda a questão do direito à morte. Pessoalmente nunca tomei partido neste debate. Acredito que num mundo livre devemos ter também direito a escolher morrer embora se deva averiguar primeiro se a decisão esta a ser tomada de forma consciente.



"Little Ashes" de 2008 surpreendeu-me pela positiva. Apesar de ser um filme pouco conhecido e com um actor que desgosto (Robert Pattinson o vampirinho do Twilight) tenho de admitir que a interpretação dele foi realmente muito boa. Digo mesmo, tendo em conta o que vi dele, que foi a sua melhor interpretação até ao momento. Até porque o seu papel não era nada fácil.
O filme em si é baseado em factos reais e retrata a relação entre estes dois grandes icons das artes, Salvador Dalí e Federico García Lorca. O problema dos filmes históricos é que normalmente já sabemos de antemão o final trágico que nos espera...

10 comentários:

João Roque disse...

Ainda não vi o primeiro (mais atrasado do que tu), mas vi e gostei muito do segundo, sobre o relacionamento entre Dali, Buñuel e Lorca. Realmente foi uma agradável surpresa o desempenho do Robert Pattison, no papel de Dali.

Theomentos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Theomentos disse...

Million Dollar Baby eu já vi mas foi há muito tempo, concordo plenamente contigo que o direito a morte dever tomado de forma consciente.
Th e Little Ashes eu desconhecia por completo mas fiquei a gostar muito do trailer, se calhar ele ainda aparece pela dropbox lol Por acaso conheço pouco da vida de Salvador Dali e assim poderia passar a conhecer um bocadinho mais. :D
Tenho que beber dessa cultura para não ficar limitado como o povo de cá.

Rafeiro Perfumado disse...

Ainda não vi o segundo, mas gostei da adjectivação "o vampirinho"... ;)

Abraço!

um coelho disse...

Hooray, temos Psi!
E eu que desconhecia que o Robert Pattinson também sabia representar...

Nuno Amado disse...

Ok... não vi um nem outro!
:D
O Million Dollar Baby penso vê-lo brevemente em DVD.
:)

Abraço

Loot disse...

O Clint Eastwood por norma costuma ser sempre uma boa escolha.
O senhor tem filmes muito bons.

Daniela disse...

Não vi nenhum dos dois, mas há imenso tempo que quero ver o primeiro.

bjinho

Teté disse...

Tenho o DVD de Milion Dolar Baby para ver há bué, mas ainda não calhou! Quanto ao segundo filme, é a ver se o apanho por aí - gracias pela dica! :)

Beijocas!

Meia Noite e Um Quarto disse...

ando há c´anos pa ver o little ashes! vai ser o próximo!! Sou apaixonado pelo Dalí.