quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Vale a Pena Ver

Além da história em si, uma das coisas que mais admiro num filme é a interpretação dos actores. Os filmes que agora recomendo além de serem extremamente interessantes têm diversos actores conceituados sendo que muitos foram nomeados ou vencedores do Oscar de melhor actor/actriz com a representação destes filmes.


"Little Children" de 2006 dá-nos a visão sobre uma conservadora cidade norte-americana onde um ex-policia, um ofensor sexual depois de cumprir pena de prisão e dois amigos apaixonados mas casados com outras pessoas tentam sobreviver e encontrar a felicidade. Mais do que um filme, permite-nos uma análise profunda aos nossos próprios valores.
De ressalvar a brilhante Kate Winslet que mais uma vez nos prova o seu potencial de representação e a sua capacidade versátil de actuação.





"The Constant Gardener" de 2005 traz-nos um reflexo cruelmente real sobre a actuação das grandes companhias de medicamentos em África. Um filme que no final nos deixa várias horas a pensar naquilo que acontece a muitas pessoas do mundo enquanto estamos sentamos confortavelmente no nosso sofá…
Apesar de Rachel Weisz ter recebido o Oscar de melhor actriz secundária nesse filme eu fiquei mais impressionado com a interpretação de Ralph Fiennes que já me tinha provado ser um optimo quando vi "Schindler´s List".





"Cold Mountain" de 2003 é um retrato da Guerra Civil americana e do desespero a que ficam entregues as famílias quando os seus homens partem para a guerra. Além de excelentes actores como Jude Law e Nicole Kidman quero salientar o espantoso trabalho com que Renée Zellweger nos presenteou ao interpretar uma personagem a meu ver extremamente difícil. Também adoro o sotaque característico do sul da América que custumo identificar claramente na forma de falar da Rogue.








"One Flew Over the Cuckoo´s Nest" de 1975 foi-me recomendado pela Teté e pelo um coelho e já tive oportunidade de o ver. O filme conta a história de um homem com alguns problemas comportamentais mas mentalmente sano, que é internado numa instituição para doentes mentais conseguindo de forma peculiar promover a evolução e uma melhoria significativa em alguns dos seus colegas. No filme está extremamente bem retratado como eram tratados os doentes mentais naquela altura, o que felizmente já não se verifica na actualidade. Adorei especialmente a interpretação Louise Fletcher na pele da pérfida enfermeira chefe que lhe permitiu conquistar o Oscar de melhor actriz esse ano.


13 comentários:

Teté disse...

Não vi nenhum desses filmes, excepto o último, obviamente, mas estão todos em lista de espera. Um deles, à espera que leia o livro primeiro ("O Fiel Jardineiro" de John Le Carré)... :)

Beijocas e obrigada pelas dicas!

Theomentos disse...

Little Children esse eu nunca tinha visto nem sabia da existência, não lembro do lançamento cá, se calhar nem chegou a esse fim de mundo ond vivo, mas o filme parece interessante gostei muito da fotografia dele. O The Constant Gardener eu vi com a minha mãe se não me engano e realmente é desconsertante pensar que tudo aquilo acontece como tu dizes enquanto estamos sentados no nosso sofá e pensar que querendo ou não estou a entrar pelo caminho da farmacêutica e vejo a ferocidade dessa industria desde as pequenas farmácias, espero conseguir fazer a diferença. Cold Mountain esse tmb não conhecia mas não fiquei muito entusiasmado com ele acho que eh daqueles filme que até vejo mas se tem outros pra ver antes ele vai ficanod pro fim da fila. O último tmb vi se calhar até foi contigo jah não me lembro e sabes que sou péssimo de memória :( e parece ser mesmo um bom filme se der pra trazeres tras que olhamos outra vez. Amo-TE mais que tudo :) Obrigado pelas dicas de filmes que são sempre muito boas.

Blog Liker disse...

Hoje em dia, não sei se voltaria a ver o «Cold Mountain»... Eu sei que é uma vergonha, mas ainda não vi «O Fiel Jardineiro». À data, não tive oportunidade. Mas tenho de emendar essa falha!

Snl disse...

Conheço todos menos o primeiro e fiquei muito curioso, tenho que procurar! Obrigado pela sugestão! Abraço

Luís disse...

Eu vi o «Voando Sobre Um Ninho De Cucos» com o meu pai, no cinema, quando estreou. Ainda era miúdo, mas foi um filme de que gostei muito. Como o Gonçalo nunca o viu, talvez seja uma oportunidade para o voltar a olhar...

João Roque disse...

Vi todos menos o primeiro, o que é imperdoável pois adoro a Kate Winslet.
De todos o "Voando sob um ninho de cucos" é de longe o melhor.
Aliás arrasou nos Óscares, desse ano.

ψ Psimento ψ disse...

Teté: mas vê que vais gostar especialmente esse mesmo, O Fiel Jardineiro. Certamente o livro ainda será melhor.

Theo: Para que saibas se eu mencionei o Cold Moutain é porque vale mesmo a pena, não tenho por habito elogiar “filmes pipoca”. ;)

Blog Liker: Eu falo por mim, tenho tantos filmes para ver que não dá para ver repetidos, embora haja alguns que já vi várias vezes eheheheh.

Sinest3sico: Procura porque não ter arrependes.

Luís: E certamente terás uma visão diferente do filme agora. ;)

Pinguim: É mesmo, porque ela esmerou-se neste. Vou ter de discordar Pinguim. O melhor destes quatro na minha opinião é o Fiel Jardineiro.

Beijos/Abraços

My memories haunt me disse...

Uma boa selecção de filmes para ver sem dúvida!
Só me falta ver o fiel jardineiro
eh eh eh :P

Abraços ^_^

ψ Psimento ψ disse...

Cp: Falta-te o melhor, tens de resolver isso ;)

So disse...

sim sinhor =) estas a ficar cada vez mais viciado lol... gabo.te o tempo! pessoalmente gostei muito dos 3 que ja vi, dentro da sua temática são filmes dramáticos e muito bem conseguidos... também recomendo a quem gostar de filmes a serio =)
quanto ao little children, vou o mais rapido que poder proceder ao seu visionamento =P

ψ Psimento ψ disse...

Tu és muito ocupada.... -.-´

Primeiro que vejas um filme ou uma Bd é um ano de juizo...

o outro coelho disse...

Dos quatro, apenas vi "One Flew Over the Cuckoo´s Nest", que é de facto um filme muito bem conseguido, com o Jack Nicholson que é um excelente actor, num dos seus (entre tantos) grandes papéis. Louise Fletcher está tb muito bem no filme, faz de uma grande vilã, qd a vi no filme só me deu vontade de lhe arrancar os olhos com um garfo, lol.
Infelizmente acho que tenho de discordar num aspecto contigo, não creio que na actualidade os doentes mentais já não sejam tratados daquela maneira. Existiram algumas evoluções científicas e em mudança de mentalidades, mas em certos locais, estes doentes não são tratados com a dignidade que deveriam ter. Considero uma área ainda com mt por desenvolver...
Os outros 3 filmes seguem para a lista de espera (que vai já longa... :(
Abraços

ψ Psimento ψ disse...

Outro coelho: Eu só posso falar da realidade portuguesa e aqui pelo que tenho verificado a nível de saúde mental estamos evoluídos no sentido do respeito e da dignidade. Claro que há sempre pessoas cruéis que não deviam estar a trabalhar nesta área mas tarde ou cedo serão identificadas. Pelo menos estamos longe de andar por ai a realizar lobotomias ehehhe. Um abraço.