sábado, 14 de maio de 2011

Dificuldade em Dormir??

Dado que estou com falta de tempo, vou aproveitar um comentário que fiz no blog do 00:15 sobre dificuldade em adormecer, para colocar aqui.
Importa começar por salientar que as oito horas de sono diárias são apenas uma média estatística. Cada um deve dormir aquilo que o seu organismo necessita. Isto é, se só dormem 6 horas e passam o dia sem sonolência isto não significa que têm um problema de sono. Significa sim, que apenas necessitam de seis horas de sono.

Dicas para quem tem dificuldade em adormecer:

-Primeiro, o quarto e a cama são para dormir não para ler, estudar, ver Tv, estar na net, etc… O cérebro tem que ser condicionado a associar “Cama” a “Dormir”. Por vezes, as pessoas habituam-se a fazer tudo e mais alguma coisa na cama(isto sem conotações sexuais eheehe) e depois estão à espera que o cérebro faça um switch off quando querem. O pior é que como o cérebro foi “educado” a estar activo nesse local, torna-se difícil convence-lo a adormecer.

-Depois, se não adormecerem em aproximadamente 15min, não adianta ficar lá às voltas. Levantem-se e façam algo que vos relaxe ou vos aborreça como por exemplo, ler, estudar, ver Tv... MAS NÃO NA CAMA!!! Depois de 15-20 minutos ou assim que se sentirem sonolentos, voltem para a cama.

-Outra coisa, na cama não se deve pensar em problemas ou coisas que nos activem o lado emocional…. Procurem esvaziar o pensamento ou se não conseguirem pensem em coisas fúteis e banais.

- Se praticam algum exercício físico intensificam-no um pouco. Se não praticam, é uma boa altura para começar. Mas não muito perto da hora de dormir.

- Procurem deitar-se aproximadamente à mesma hora todos os dias e sem terem fome, sede ou frio.

- Procurem a ausência de luz. O cérebro produz uma hormona facilitadora do sono quando se está às escuras, a melatonina.

- Não dormir durante o dia. Não há cá sestas eheheh.

- Cafeína, só até 6 horas antes da hora de dormir.

- Por fim podem juntar o útil ao agradável. Sabe-se que não existe melhor forma de relaxamento muscular do que no estado logo após o orgasmo. E não existe nada mais facilitador do sono do que um óptimo relaxamento muscular. ;)

14 comentários:

Speedy disse...

qd li o título, ia acrescentar "essa" alínea. Mas tu tiveste-a em consideração :D
Será que consigo arranjar uma prescrição médica com esse tratamento?

Theomentos disse...

Como Deus quis e o Diabo permitiu eu não tenho problemas para adormecer, que me lembre umas poucas vezes tive dificuldade. Amo dormir, brinco com uma amiga que fomos picados por uma Tsé-tsé e temos a doença do sono, mas a nossa Tsé-tsé nos pica todos os dias :P MAs já notei que quanto mais eu durmo mais sono tenho mesmo assim não quero dormir menos, 8 horas ainda é pouco... já tu tas sempre a querer dormir a menos, no colégio tive uma coordenadora que dizia que dormir era perda de tempo mas desconfio que ela não praticava aquele relaxamento muscular que referiste no final :P

Teté disse...

Sempre tive imensos problemas de insónias, nem essas dicas me valiam muito (embora a última resulte, eheheh). Mas o meu melhor suporífero, ainda continua a ser a televisão: é só sentar-me uns minutinhos a ver um programa chatóide, que é tiro e queda... :)

Daí, muitas vezes acabar a dormir no sofá! (não tenho TV no quarto) :D

Beijocas!

Meia Noite e Um Quarto disse...

não imaginas como me ajudaste...devo-te o preço duma consulta...fazemos assim, quando precisares de algum aconselhamento jurídico, nomeadamente questões de cidadania (brasileira/portuguesa) é só dizeres;-)

forte abraço

Sapo disse...

Grato pelos conselhos.
Dás-me a autorização para acompanhar o teu blog? :)
Até já

KarenB disse...

O rapaz anda que nem pode, e ainda arranja tempo para dar uma consulta de borla aqui à malta! Eheheh
Só tu Psi!

Raramente tenho insónias. E quando as tenho, são "voluntárias", lol. Forço-me a não ir dormir simplesmente porque não me apetece, mas às vezes a cair de sono...

O meu problema acho que é outro. Ao que parece o meu corpinho só anda mesmo a 100% se eu dormir aí umas... 12 horas. É grave?

E secalhar acabaste de descobrir algum distúrbio qualquer...

Beijocas e força aí!

Ikki disse...

Não tenho grandes problemas com o adormecer! Mas penso que isto se deve ao facto de que sigo rigorosamente todos os pontos que apresentaste! Tirando a cafeína, mas como o consumo é reduzido não tem grande efeito em mim!
Obrigado pela consulta grátis! E vão duas :D
Abraço!

ψ Psimento ψ disse...

Speedy: “Essa” alínea está mais que comprovada cientificamente. Acho que não precisas de prescrição médica, neste caso podes “auto-medicar-te”.

Theo: Pois que tu gostas de dormir sei eu, mas tu é ao contrario de mim, é que tu queres ir para a cama cedo e eu quero é ficar na cama de manha!! :p Ainda me lembro quando ficaste todo chateado porque eu não me levantava para ir trabalhar e foste deitar no sofá da sala as 8 da manha ahahahahahah. :p

Teté: Mas Teté podes usar e abusar dessa dica. Quanto à TV também é uma boa forma, assistes e quando vires que estás com sono vais para a cama. :)

00:15: Vou cobrar porque já andamos a ver isso e não é assim tão simples.

Sapo: Nem precisas de autorização, todos são bem-vindos.

KarenB: Eu sou muito altruísta, eu também faço umas “insónias” dessas quando tenho mesmo de estudar ou de fazer um trabalho para o dia seguinte. Normalmente são acompanhadas de muita cafeína.

Ikki: Antes também não me fazia efeito nenhum. Agora começa a notar uma ligeira resistência ao sono se tiver tomado café antes de ir para a cama.

Meia Noite e Um Quarto disse...

olha que tb não é assim tão complicado também;-) quando tiveres um tempinho manda-me um mail com alguma coisa que queiras saber e ainda te tento ajudar com umas luzes. Já passei por uma situação parecida, na altura já me tinha informado, entretanto estudei mais aprofundadamente na faculdade e ainda veio uma alteração bem boa para simplificar a coisa.

Meia Noite e Um Quarto disse...

AAhhh e semana passada curiosamente, penso que num programa tipo Fátima Lopes, foi uma especialista do sono falar de distúrbios e dos tipos de sono, parece que há sono longo ( o meu de 9h) e sonos curtos como o teu, só pude ver um bocadinho mas foi interessante, não tanto como o teu post naturalmente;-)

um coelho disse...

Aqui em casa temos dois problemas. Deitar antes das 2 da manhã e acordar antes das 11. Claro que não ficamos a dormir nos dias de trabalho, e todos os dias quando me levanto penso "logo à noite vou-me deitar cedo". E todos os dias quando nos deitamos ligo o despertador e ele diz-me "Tempo até ao alarme: 4 horas e 30 minutos". O que vale é que o café bate-me forte!

ψ Psimento ψ disse...

00:15: Espero que sim, em breve não te admires porque vamos mesmo bater-te à porta.

Coelho: pelo menos assim aproveitam bem o dia ;)

Daniel Silva (Lobinho) disse...

Olá Psi!

Ora aqui está um post interessante e útil :)

Tenho andado arredado da blogosfera, mas deixo-te um abraço enorme e um sorriso desejando que tudo corra bem :)

ψ Psimento ψ disse...

Obrigado Daniel, espero ver-te mais por cá ;)