sábado, 3 de setembro de 2011

As Namoradas de Xavier

Nem só os X-Men têm protagonismo, existem diversas outras personagens que mesmo exteriores à equipa acabam por ter uma importância preponderante para os acontecimentos sendo mesmo por vezes consideradas membros honorários. O Professor Xavier é provavelmente aquele que teve mais relacionamentos amorosos significativos fora da equipa.


Dra. Moira Kinross MacTaggert conheceu Xavier durante o tempo de ambos na faculdade. O gosto que ambos partilhavam por mutações genéticas foi a faísca necessária para iniciarem uma parceria profissional e uma relação amorosa que duraria alguns anos. Contudo a relação terminou quando Moira abandonou Xavier para casar com um namorado de infância. O casamento originou um filho mas não foi feliz pois Moira era vítima constante de violência doméstica e apenas abandonou o marido quando este a deixou por vários dias em estado de coma.
Após o divorcio a Dra. Moira ganhou um prémio nobel pelos seus trabalhos e descobertas como geneticista. Durante este tempo começou também a trabalhar em parceria com os X-Men auxiliando-os com os seus conhecimentos científicos e vivendo na escola de Xavier por longos períodos. Contudo, o seu relacionamento com Xavier foi sempre conturbado e com diversos percalços. Sendo descendente de uma riquíssima família Escocesa, Moira era proprietária de de uma ilha perto da costa da Inglaterra, a Ilha Muir. O local era utilizado como um laboratório e várias sub-divisões dos X-Men usaram-na também como base de operações ao longo dos anos. Moira tinha os seus próprios alunos mutantes embora a grande maioria tenha sido vitima de batalhas que envolviam os X-Men. O próprio filho de Moira (Proteus) era também um poderosíssimo mutante com a capacidade de controlar a realidade tendo assassinado propositadamente diversas pessoas devido à sua sede de Poder. Durante uma feroz batalha contra os X-Men, Colossus não viu outra alternativa senão mata-lo de forma a salvar numerosas outras vidas. Moira manteve também um relação amorosa com o X-Men Banshee e tornou-se mãe adoptiva de uma jovem mutante chamada Wolfsbane. Lamentavelmente, durante um ataque à ilha Muir, Moira foi assassinada por Mystique.
Poderes: A Dra. Moira é humana e como tal não manifesta nenhuma capacidade mutante.
Pessoalmente, até gostava dela por ser a presença humana na equipa, no entanto actualmente, o seu "lugar" está ocupado pela Dra. Kavita Rao que na minha opinião é uma personagem mais interessante.
Nas adaptações ao cinema, Moira foi interpretada por duas actrizes diferentes. No X-Men 3, Olivia Williams tomou conta do papel mas a sua participação foi a reduzida a poucos segundos.
Já em X-Men: First Class, que nos remete para as origens da equipa, a sua participação foi muito mais preponderante embora pouco fiel à sua história original nas Bds. Rose Byrne assumiu o papel desta vez.



Gabrielle Haller foi uma das vítimas que sobreviveu ao holocausto embora tenha ficado em estado catatónico devido ao choque das experiências vividas nos campos de concentração. Após ter terminado a sua relação com Moira na universidade, Xavier conheceu Magneto e juntos encontraram Gabrielle enquanto faziam voluntariado num hospital em Israel. Os poderes telepáticos de Xavier ajudar ao restabelecimento da mente de Gabrielle. Ao longo do tempo tanto Magneto como Xavier acabaram por se apaixonar por ela mas apenas o Professor encontrou reciprocidade. A relação de ambos terminou também com a partida da Xavier. Apesar de ter sido um final amigável, Gabrielle não contou a Xavier que se encontrava grávida e só anos mais tarde é que o Professor tomou conhecimento da existência do seu filho Legion, um poderoso e mentalmente perturbado mutante.
Actualmente, Gabrielle é uma das mais respeitadas embaixatrizes de Israel participando frequentemente na tomada de decisões junto das Nações Unidas. As suas acções sempre foram com o intuito de uma relação pacifica entre humanos e mutantes.
Poderes: Gabrielle é humana e como tal não manifesta nenhuma capacidade mutante.
Pessoalmente, por muito "boazinha" que seja acho que foi um bocado "bitch" por ter ocultado o filho do professor durante tantos anos. Esta personagem não aparece em nenhuma das adaptações ao cinema.



Amelia Voght era uma enfermeira que conheceu Xavier na altura que este ficou paraplégico e teve uma preponderante importância na sua recuperação psicológica. Os dois iniciaram posteriormente uma relação amorosa mas Amelia abandonou o Professor quando este começou os preparativos para formar os X-Men. Amelia sempre escondeu de Xavier que ela própria era uma mutante e não querendo envolver-se nos perigosos conflitos entre humanos e mutantes preferiu procurar viver uma vida normal.
Contudo, ao longo dos anos Amélia não conseguiu evitar cruzar-se diversas vezes com os X-Men e o seu segredo foi revelado. Recentemente, 99% dos mutantes perderam os seus poderes como consequência do dia M, mas Amelia não foi afectada. Num mundo que odeia mutantes Amelia não viu alternativa senão viajar até San Francisco para viver junto dos X-Men onde está mais protegida.
Poderes: Esta mutante tem a capacidade de transformar o seu corpo, ou o de outros que estejam ao seu alcance, numa espécie de vapor. Nesta forma, Amelia consegue fugir facilmente de situações perigosas e mesmo escapar através dos mais diminutos espaços.
Pessoalmente considero-a um pouco cobarde e oportunista mas não necessariamente uma má pessoa ou com intenção de prejudicar alguém.



Lilandra Neramani é na verdade uma extra-terrestre e imperatriz do povo Shi'ar. Os Shi'ar tem uma aparência semelhante aos humanos mas o seu código genético é na verdade mais próximo das aves e o que têm na cabeça não é cabelo mas sim penas. Por este motivo, os penteados dos Shi'ar têm frequentemente uma forma triangular. Lilandra conheceu Xavier e os X-Men quando o seu trono foi usurpado pela sua maléfica irmã Deathbird. Juntos, recoperaram o império e criaram uma aliança que tem vindo a durar ao longo dos anos. Apesar de viverem a anos luz de distancia Xavier e Lilandra mantêm uma relação amorosa e visitam-se sempre que podem. Esta relação é fortemente criticada por todo o grupo de conselheiros Shi'ar que defendem que Lilandra deveria encontrar um imperador dentro do seu próprio povo. Os dois já se casaram mas a união legal foi cancelada pelo concelho.
Recentemente, os Shi'ar e alguns X-Men travaram uma feroz batalha contra o poderoso vilão Vulcan que mais uma vez, juntamente com Deathbird, usurpou o trono da imperatriz proclamando-se Imperador do Universo. Apesar de Vulcan ter sido morto, Lilandra nunca chegou a ver o fim da guerra pois foi assassinada no processo. Os X-Men que estavam presentes iniciaram a sua longa viagem de volta à Terra mas Xavier ainda não tem conhecimento do que se passou...
Poderes: Lilandra não é uma mutante mas possui o poder de transmitir os seus poderes através do espaço o que lhe possibilitava manter contacto frequente com Xavier. Além disso é uma experiente combatente com grande conhecimento no uso de armas e de pilotagem de naves espaciais. Usufrui também das avançadas tecnologias Shi'ar que lhe fornecem entre outras coisas uma armadura que a protege quase da cabeça aos pés mas que não foi suficiente para a salvar.
Esta personagem não aparece em nenhuma das adaptações ao cinema.
Pessoalmente, de todas as namoradas do Xavier, esta era a que mais gostava pela sua garra e determinação em tudo que fazia e tive pena da sua morte inglória.
Contudo, achei curioso o título da bd em que é assassinada durante uma batalha contra o "Imperador" Vulcan. "King takes Queen" é uma engraçada e inteligente alusão ao Xadrez.


Já agora digam-me lá quem é a vossa preferida e qual deveria, na vossa opinião, ficar com o Xavier?




8 comentários:

So disse...

que rico =) tambem reparei nisto do titulo hehe... bem, eu não conheço as duas do meio, so a Lilandra e a Moira...sinceramente sempre gostei da Moira e pra mim foi smp a namoradinha do xavier, no entanto tb smp a achei um bocadinho sonsa... quanto a Lilandra, o pouco que conheci ate gostei dela, mas agr ta morta portanto nda a fazer =P
Pessoalmente acho que o xavier vai acabar sozinho... e uma personagem demasiado complexa para conseguir entregar-se a alguém...acho que o poder dele tornou.o um ser solitário...posso estar errada mas pra ja eh a ideia que tenho...

Frankenstakion disse...

Gostei imenso do post. Acho que realmente o Professor Xavier teve uma vida recheada de relacionamentos apesar de nenhum ser tido um final feliz... De todas a minha preferida é a Moira! Gostei muito da introdução da Amelia mas tive pena que depois a personagem não tivesse sido mais desenvolvida e tido no papel mais preponderante no universo X, pois parece-me que tinha potencial para isso.
Mas para mim quem devia ficar com o Professor Xavier era... o Magneto! Sim, sempre achei que pode ter avido mais que uma simples amizade entre os dois! Toda aquela luta e incompatibilidade de ideais pode ter origem num desencontro amoroso... Uma relação entre os dois no passado iria dar uma outra leitura e cor à história destes personagens.
Abraço

Nuno Amado disse...

Bem, sobre estas moças tenho a dizer que a do meio me é praticamente desconhecida.
Quanto à minha preferida, era exactamente a Lilandra. Tive pena da morte dela, era uma boa personagem...
;)

Abraço

Lyn disse...

A Lilandra tem o seu ar de cabra, arriscava nela...
Quanto à história, sou ignorante. Mesmo.

Lyn disse...

Hm agora que falas nisso...

ψ Psimento ψ disse...

So: Concordo contigo, acho que ele é uma personagem mesmo que nunca vai encontrar ninguém capaz de ser a cara metade. As outras que não conheces brevemente vão aparecer pelas bds que andas a ler.

X: Já não és o primeiro que me diz isso mas honestamente não me parece nada. Acho que eles simplesmente tiveram uma grande amizade. Na verdade acho que o passado destes dois já está tão explorado que não haverá nada de novo a descobrir.

Bongop: Bem no meio são das ehehhehe. A Lilandra sempre foi uma boa personagem e a sua morte foi demasiado inglória para ela...

Lyn: Não é muito por acaso principalmente se a compararmos com verdadeiras "Bitches" com a Emma Frost ou a Monet (Que são personagens excelentes)

Theomentos disse...

Olha quantas, podre dele, aguentá-las todas. Tou a gozar, claro! Bem eu concordo com a So que diz que ele se tornou uma pessoa solitária pelos seus poderes, acho que também ele pode entrar na cabeça de qualquer um e talvez isso supra a sua solidão. Alguém sabe o que ele faz nas horas de folga? Tipo ele não fica 24h a tentar sem bonzinho e fazer só coisas boas... Acho que quem deveria ter ficado com ele é a Amelia, não sei pq mas de todas foi a que gostei mais :D

ψ Psimento ψ disse...

Theo: Como sempre gostas da que eu menos gosto :p