sábado, 27 de março de 2010

Yaoi

Adicionar imagem
Com este post inicia-se uma nova etiqueta do meu blog intitulada “Yaoi”.
Já anteriormente abordei o tema mas, o Yaoi é uma arte japonesa de anime que retrata a relação entre dois homens. Uma relação entre duas mulheres no anime é conhecia como "Yuri". Existem Yaoi e Yuri para adultos embora normalmente não sejam tão explícitos como os conhecidos hentais.
De qualquer modo, o que me interessa abordar são os Yaoi e os Yuri integrados nos desenhos animados vulgares que todos os dias passam nas TVs para as crianças do mundo assistirem. E basta estarmos um bocadinho atentos para nos apercebermos.
De vez em quando, irei apresentar algumas dessas personagens mais ou menos disfarçadas.
Quem foi criança no final dos anos 80/inicio dos anos 90, com certeza se lembrará da famosa série Sailor Moon. Este é o anime que conheço que aborda mais temas LGBT. As Navegantes de Úrano e de Neptuno são certamente o casal Yuri mais conhecido do mundo. As duas mantinham uma relação muito evidente. Na altura foi um escândalo, mesmo no Japão, e como a Navegante de Urano tem uma postura máscula e se veste frequentemente com roupas masculinas, surgiu o boato de que seria hermafrodita. Ninguém se lembraria de tal e Naoko Takeuchi, a criadora, de imediato veio a público desmentir. Fora do Japão, a maioria dos países alterou grande parte das falas dos personagens numa tentativa frustrada de ocultar a relação.
Na minha opinião personagens com orientações sexuais distintas são importantíssimas nos desenhos animados. Há que educar as crianças para esta realidade para que se torne perfeitamente aceite ao invés de a ocultar como um bicho-de-sete-cabeças.
Neste hábito os japoneses lideram, com centenas de personagens yaoi e yuri e começam felizmente a ser seguidos pelos americanos.


Deixo agora um vídeo da Navegante de Úrano e da Navegante de Neptuno para poderem comprovar a empatia e a relação das duas personagens que é evidente mesmo sem os diálogos.

6 comentários:

Theo disse...

Muito bem, mais uma categoria, não sou grande fã dos desenhos animados orientais e o Psimento sabe bem disso porém é inegável que neste aspecto eles prestam um grande serviço a sociedade, como tu mesmo disseste é importantíssimo que as crianças, desde cedo, acostumem-se com opções sexuais distintas, se saibam que isso é normal, é um grande passo para diminuição do preconceito, que muitas vezes cremos existir somente nos mais velhos que chamamos antiquados, sendo que na verdade o preconceito está inserido em todas as faixas etárias, e por isso mais uma vez é muito importante mostrar desde cedo que as pessoas podem gostar e amar quem elas bem entenderem, homem, mulher, branco, preto, ocidental, oriental...
AMO-TE mtmtmtmtmtmtmtmtmt :D

Theo disse...

Já ia esquecendo de falar das navegantes, realmente se eu não soubesse diria que a de Úrano era um menino e que sim, realmente namora com a de Neptuno, em vários momentos é possível ficar em dúvida sobre o sexo dela, acho que seria uma forma de minimizar o impacto mas acho que está muito bom assim, consegue-se perceber que elas tem uma relação e que são duas meninas. ;)

Rui's Soul disse...

Nao é que tenha reparado nisso quando era puto, alias, nos nao ligavamos a isso (saberiamos ate o que era?).

De qualquer maneira ja anda ai muito yaoi soft estilo Gravitation, Loveless ou ate mesmo Card captor Sakura donde tiraste a foto... se vires com atencao claro lol

So disse...

acho que vou gostar desta categoria eheh =)
ja discutimos varias vezes esta diferença nas navegantes entre as "portuguesas" e as "japonesas" nota-se perfeitamente que eles tem uma tentativa, na minha opinião, agora que estou atenta, falhada, de ocultar a relação intima que a Aruka e "Mariana" têm... além de todos os outros personagens que as vezes se chega a uma altura e não se percebe se são mulheres ou homens. Se calhar na altura em que vi isto não liguei muito a isso, embora me lembre de que realmente elas eram muito unidas...mas agora concordo plenamente contigo e acho que como em tudo os desenhos são uma das melhores maneiras de começar a desconstruir pensamentos retrogradados. cheguei inclusive a utilizar como "arma" para mostrar a pessoas de hoje (mais velhas) que até os desenhos animados de há muito tempo já conseguiam ser mais "avançados" que as suas mentalidades. além disso estou, como tu sabes, a mostrar ah minha irmã esses desenhos animados e faço questão, de quando surgir a altura, de lhe explicar que a Aruka e a Mariana são realmente namoradas. Quanto aos Yaoi não conhecia mas pelo que vi noutro dia gostei =) preferia que os hentai não fossem tão específicos como os Yaoi... bem já fiz um comentário que vale por muitos lol... Beijinho*

Rui's Soul disse...

Thanks, apos ter lido este post ate fui (que nem uma doida XD) prokurar novos animes, resultado: junjou romantica. Sou só eu ou no Japão relações inter-gerações é o que está a dar? lol

Nuno Amado disse...

Yaoi Manga raramente têm sexo explicito. Tem mais a ver com relações humanas, em que poderá haver cenas de nudez ou um pouco mais "hot", mas a maior parte fica por aí! FAKE e Yellow são duas grandes séries Yaoi. Também te posso dizer que durante muito tempo aí no Porto na loja Central Comics, agora Lobo Mau, o top de vendas Manga tinha vários títulos Yaoi no topo!
;)

Abraço