sexta-feira, 30 de julho de 2010

Cable


Nathan Cristopher Charles Summers é o filho de Cyclops com Madelyne Pryor, uma clone da Jean Grey (longa história). Pouco depois de nascer, o bebé foi infectado por uma doença sem cura que o iria levar à morte. Desesperado, Cyclops arranjou maneira de enviar o filho para o futuro onde existia tecnologia necessária para curar a sua doença. Algum tempo depois, Nathan regressou ao presente, já crescido, sendo na verdade já bastante mais velho que o seu próprio pai. No presente, a sua personalidade demasiado determinada e impiedosa para com os inimigos sempre causou algum conflito com o seu pai e com os X-Men em geral. Por este razão, Cable não passava muito tempo com a equipa principal e evitava pedir-lhes auxílio. Cable tornou-se também o principal mentor do primeiro grupo de New Mutants(jovens aspirantes a X-Men) que mais tarde converteu na primeira encarnação da equipa de nome X-Force.
Além do já referido, Cable foi governante de uma pequena nação independente, chamada Providence, que abrigava qualquer pessoa que pedisse asilo independentemente da sua raça, religião ou do facto de ser mutante. Era considerado o paraíso dos renegados mas acabou por ser completamente destruída numa luta conta uns vilões chamados Marauders.
Recentemente, Cable surgiu como o primeiro mutante a encontrar a bebé messias, a única mutante a nascer após 99% dos mutantes terem perdido os seus poderes. Com muito custo, Cable conseguiu proteger a bebé de grande parte das equipas que a queriam eliminar ou utilizar para proveito próprio mas mais uma vez esteve perto de falhar por não ter pedido ajuda aos X-Men logo de início. No final, com a ajuda do seu pai e do resto da equipa, Nathan fugiu com a bebé para o futuro prometendo que a iria criar da melhor maneira e que esta voltaria um dia para salvar todos os mutantes da Terra. Actualmente, os dois correm pelo futuro tentando fugir de Bishop que mantém a sua missão de destruir a agora crescida mutante messias chamada Hope.

Poderes: Cable é um telepata, o que significa que consegue ler pensamentos e controlar a vontade dos outros, entre outras habilidades. Tem também poderes Telecineticos o que significa, de modo simplista, que é capaz de mover objectos com a mente. Contudo, como referi, este mutante foi infectado em bebé pelo tecno-vírus que basicamente é um vírus que vai transformando o seu corpo numa forma de metal orgânico e que levará à sua morte se progredir. Como tal, Cable usa os seus poderes para parar a evolução do vírus ao invés de os usar noutras circunstâncias. Em batalha, Cable usa geralmente armas se bem que houve diversas situações em que recorreu às diversas funcionalidades que os seus poderes lhe permitem e que foram evoluindo ao longo dos anos.

Esta personagem não aparece em nenhuma das adaptações ao cinema até ao momento. Pessoalmente, é uma personagem que embora não repudie, também não gosto muito. Tem fases em que até lhe acho piada como na altura que fundou Providence e outras fases em que acho que não anda lá a fazer nada.

6 comentários:

Diabba disse...

off-topic: E sim, faltas tu, mas tens que dar o teu contacto no Inferno, para tomarmos um refresco quando for à caverna do norte.

beijo d'enxofre

Rafeiro Perfumado disse...

Foi tipo com quem nunca me cruzei nas minhas leituras... mas aquilo não é maneira de se segurar numa bebé, parece que está a agarrar um leitão! Abraço!

paulofski disse...

Isso de se enviar um gajo para o futuro onde possa existir tecnologia necessária para curar uma doença poderia dar um jeitaço do caraças, mas claro que depois lá viriam os efeitos secundários. Estou com a Mafalda em relação ao futuro!

Theomentos disse...

Achei fixe principalmente por ter assim um ar de mau e por fazer bem aos outros, as aparências enganam... Pelo que percebi ele conseguiu de forma autodidacta controlar os seu poderes, ponto pra ele :P

:D A.'.T.'.M.'.

Frankenstakion disse...

E uma personagem que poderia ter tido tudo para ser grandiosa mas que me parece que ficou sempre aquém do seu potencial...

So disse...

Isto de se andar a viajar pro futuro eh que era porreiro, sbem que me parece k como isto esta pra curar kkl coisa seria tinhamos k avançar mts anos msm e saimos de la com uma doença nova. quanto ao cable, apenas li aquelas bds acerca da bebe, a principio nao lhe estava a achar piada nenhuma, mas tendo em conta o seu objectivo dsp simpatizei mais com ele... sendo ele um tlepata n percebo pk n utiliza os seus poderes em batalha, parece k a marvel kd n sabe k poderes dar a um mutante poe-no a ser telepata e dps ele usa as armas dos sapiens... vale para controlar a doença, va la... tenho a dizer que se fosse com a emma que ele fizesse filhos, eram mt mais bonitinhos =P