sexta-feira, 25 de junho de 2010

Dazzler


Alison Blaire é uma das personagens mais antigas da Marvel, começando por aparecer ocasionalmente em Bds como as dos X-Men, do Spider-Man e dos Avengers.
Dazzler tinha inicialmente uma promissora carreira musical com milhões de fãs em todo o mundo, com um filme baseado na vida dela e com vários discos lançados. Os concertos ao vivo tinham sempre lotação esgotada e todos ficavam admirados com a beleza do espectáculo uma vez que Dazzler recorria aos seus poderes para criar espantosos efeitos luminosos.
Contudo, nada é eterno e quando se descobriu que Dazzler era na verdade uma mutante, a sua carreira caiu por completo e a grande maioria dos seus fãs passou a odiá-la tal como odiavam os restantes mutantes. Nesta altura, com muito poucos a quem recorrer, Dazzler acabou por se juntar oficialmente aos X-Men.
Foi com a equipa e durante as muitas aventuras que vivenciou, que Dazzler conheceu Longshot vindo a apaixonar-se e posteriormente a engravidar. Nesta altura ambos decidiram abandonar a equipa e estiveram muito tempo sem ser vistos. O que aconteceu ao filho dos dois permanece um mistério até aos dias de hoje e apesar das muitas teorias ninguém sabe se chegou sequer a nascer nem porque motivo o casal se separou.
Mais recentemente, Alison juntou-se uma equipa denominada Excalibur que operava na Grã-Bretanha mas que mantinha uma relação próxima com os X-Men. Neste momento, Dazzler regressou à equipa principal dos X-Men, mudando-se com eles para San Francisco onde reiniciou também a sua carreira musical.

Poderes: Esta mutante tem a capacidade de converter as vibrações sonoras em energia luminosa que pode utilizar de imediato ou armazenar no seu corpo para quando tiver necessidade. A energia que produz normalmente é utilizada para criar os fantásticos efeitos luminosos durante as suas actuações. Em combate, Dazzler usa os seus poderes de luz de várias formas. Criando clarões que ofuscam os adversários, luzes psicadélicas que os confundem ou poderosos raios de energia luminosa que ferem e queimam o alvo.

Esta personagem não aparece em nenhuma das adaptações ao cinema até ao momento. Pessoalmente apesar de não ser das minhas personagens preferidas sempre gostei muito dela e dos efeitos que os seus poderes criam. Tive saudades durante as suas longas ausências e aguardo pela sua prestação agora que regressou à equipa.

6 comentários:

Theomentos disse...

A história dela é interessante pois acontece com muitos de nós, quando descobrem quem realmente somos nos deixam de lado, passam a nos odiar por meras convenções sociais, hipócritas diga-se de passagem, odeiam-nos e dificultam nossas vidas como se ser o que somos fosse escolha nossa, mas pronto isso é discussão de outra etiqueta aqui no blog :P
A personagem é interessante apesar dos poderes não serem grande coisa e com ela a Marvel traz discussões até mesmo inconsciente sobre o preconceito.

Rafeiro Perfumado disse...

Além de que devia ser a animadora dos serões dos X-Men... ;)

Abraço!

So disse...

uuuh chic... nao conhecia...
acho que tem uma historia gira, e parece-me que vou gostar da personagem dela, tem uns poderes muito engraçados principalmente os efeitos que criam.

Frankenstakion disse...

Tenho alguma simpatoa pela Dazzler e lamento que nos anos 90 tenha estado afastada dos X-Men e se tenha juntado ao então desinteressante Longshot no ainda mais desinteressante Mojoworld. Espero que este regresso seja definitivo e que a personagem tenha um papel mais preponderante no mundo X. Há poucas X-mulheres e acho que a Ali tem potencial para ser umas das principais.

Gabriel disse...

Bem pelo contrario, a Dazzler até teve uma maxi série de 42 edições nos anos 80, além de aparecer ocasionalmente na revista dos X-Men e dos Vingadores. Em Uncanny X-Men 531, Dazzler aparece voando pelos prédios de São Francisco, ao lado de alguns X-Men, acredito que você esqueceu de mencionar esta habilidade. Ela está desaparecida desde o começo desde ano, ultima aparição em X-Men: Regenesis (One-Shot), uma vez que Allison não apareceu até agora em Avengers vs. X-Men.

ψ Psimento ψ disse...

A Dazzler não voa, em Uncanny X-Men 531 ela simplesmente saltou do prédio onde estava...