domingo, 26 de dezembro de 2010

Mystique

Raven Darkholme é uma das mais antigas super-vilãs inimigas dos X-Men. Contudo, apesar de já existir como personagem há muitas décadas, continua a ser uma das mais misteriosas. Grande parte do seu passado é ainda um mistério e cruzou-se tantas vezes com o Wolverine ao longo da sua história que nos revela que é muito mais velha do que a sua aparência demonstra. Mystique é a mãe de três filhos também importantes no Universo Marvel. O mais velho é Graydon Creed, filho de Sabretooth o grande rival mutante de Wolverine e também inimigo dos X-Men. Graydon nasceu um humano normal e cresceu a odiar a espécie mutante e os seus próprios pais enveredando mais tarde na política criando várias leis com o objectivo de eliminar todos os mutantes. O segundo filho de Mystique é um dos mais conhecidos membros dos X-Men, o adorado Nightcrawler que foi abandonado pela mãe logo à nascença. O seu pai é na verdade um demónio e a própria Mystique já se cruzou com o filho diversas vezes sem nunca ter demonstrado qualquer tipo de amor ou remorsos, tendo mesmo já lutado contra ele e pondo-lhe a vida em risco em diversas alturas. As únicas pessoas por quem Mystique demonstrou algum afecto foi para com a sua falecida amante, a mutante Destiny e a sua filha adoptiva, a Rogue que usou em diversos dos seus golpes criminosos, algo que Rogue nunca lhe perdoou.
Assim, a Reven nunca aceitou o facto da Rogue ter-se juntado aos X-Men e apesar de ter lutado contra a equipa várias vezes e de ter assassinado diversos personagens amigos dos X-Men como por exemplo a Moira, sempre tentou manter a Rogue longe de perigo.
Na verdade, Raven fez-se passar por uma mutante aluna, e infiltrou-se nos X-Men na equipa de pupilos do Gambit com intenção de o seduzir e afasta-lo da Rogue uma vez que dizia que ele só servia para magoar a sua filha e devido ao facto de, na sua opinião, ter um pretendente melhor. Contudo não durou muito tempo como infiltrada pois a Emma Frost identificou-a e desmascarou-a e a Rogue não estava minimamente interessada no suposto pretendente. Nesta altura, Mystique afirmou que queria mudar o seu rumo de vida e queria pertencer aos X-Men. Apesar da própria Rogue ter sido contra, os X-Men afirmando que nunca viram as costas a um mutante aceitaram a Mystique “à experiência” na equipa. Raven lutou ao lado dos X-Men contra variadíssimos oponentes e até esteve bastante tempo na equipa apesar de nunca ter conseguido o seu objectivo de reatar a sua relação com a filha. Mais tarde, como todos esperavam, Raven acabou por trair os X-Men juntando-se a uma equipa, os Marauders, que pretendiam obter a criança messias para os seus próprios desígnios de supremacia mutante e não hesitou em por a vida da criança em risco numa tentativa de salvar a vida de Rogue o que na verdade ainda a afastou mais da filha.
Mais recentemente, Norman Osborn, um outro super-vilão, fundou uma equipa intitulada os “Dark X-Men” na qual a Mystique era a líder fazendo-se passar inicialmente pelo Professor Xavier e mais tarde pela Jean Grey.
Poderes: Além da sua aparência peculiar, a mutação desta mutante confere-lhe a capacidade de alterar a sua forma de maneira a tornar-se exactamente igual a qualquer outra pessoa. A transformação só lhe permite copiar atributos físicos, roupas e a voz. Assim sendo, mesmo que Mystique se transforme num qualquer mutante, não é capaz de replicar os seus poderes ou habilidades. Contudo para Mystique isto não a torna menos perigosa, o seu poder pode não ser ofensivo mas ela é uma especialista no uso de todo o tipo de armas e numa grande quantidade de estilos de luta física.
Nas adaptações ao cinema a personagem aparece nos três filmes sendo interpretada por Rebecca Romijin. Apesar de achar que aquela não é a Mystique que estou habituado a ver nas Bds, a actriz esteve muitíssimo bem e conseguiu criar uma personagem diferente mas igualmente interessante. Só não percebi porque que andava nua…
A personagem vai aparecer no próximo filme "X-Men: First Class" em 2011 (não preciso dizer que estou em pulgas eheheh)
Pessoalmente pode não ser uma das minhas X-Men preferidas mas é sem dúvida uma das melhores vilãs de sempre. Um personagem muito completa cujo nome reflecte precisamente a sua faceta misteriosa. É alguém que nunca conseguimos completamente entender e decifrar na totalidade os seus comportamentos ou mesmo prevê-los. Cheira-me que muito boas histórias dos X-Men ainda vão contar com a sua participação…

12 comentários:

Unknown disse...

agora que ias falar da melhor personagem de sempre, o post deu erro?

João Roque disse...

????????????????????????
Abraço.

um coelho disse...

E eu que vinha aqui a pensar "Finalmente tenho alguma coisa para dizer num daqueles posts do Psi" e chego aqui e dou com o nariz na porta???

ψ Psimento ψ disse...

Ei pessoal desculpem, eu estava a fazer o post que vi que estava atrasado para sair e ficou só o título eheheh. De qualquer modo assim que cheguei arranjei logo.
Abraços.

Theomentos disse...

Olha, sei que eh uma personagem importante e que o post tem que sair bonitinho mas nao sei se os objetivos serão alcançados, tentemos... Bem ela é sem dúvida muito interessante e pode-se criar histórias infinitamente boas com ela, penso que deva ser como um personagem curinga que pode aparecer em qualquer ocasião. Se fosse na vida real eu teria 2 sentimentos se ela cruzasse a minha frente, 1º ficaria muito bravo por ela ter conseguido enganar-me passando-se por outra pessoa e 2º ficaria encantado com por ela poder ser outra pessoa e ninguém perceber (claro q há maneiras dos outros saberes). Enfim é muito cabra mas temos que nos render ao seu poder que pra mim daria muito jeito e pro Psi tmb.

ψ Psimento ψ disse...

Eheheh sim esta coisa de transformar noutras pessoas dava para umas “brincadeiras” engraçadas :p
Aliás ela própria (como se pode ver no filme) usa isso em sua vantagem :p

Rafeiro Perfumado disse...

Não foi esta que no filme levou uma injecção e perdeu o gene mutante?

Abraço!

ψ Psimento ψ disse...

Rafeiro: Sim foi, mas nas bds jamais aconteceu tal coisa eheheh

MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

É...LEGAL....
FELIZ ANO NOVO.

Unknown disse...

realmente tens razao, porque raios a miuda nos filmes esta nua? estes adolescentes tarados...

Frankenstakion disse...

A Mystique é, sem dúvida, uma das melhores personagens femininas da Marvel. A relação dela com a Rogue é um plus. Tenho pena que não tenha um comic mensal, como já teve. Tem um potêncial enorme.

So disse...

sem duvida uma das melhores vilãs de sempree... e eh realmente como tu dizes mt misteriosa e eu diria ainda confusa... de qualquer modo acho o poder dela muito bom e claro que ela o usa como ninguem... acho que eles no filme fizeram um trabalho de caracterização optimo e tao bem feito que tinham que mostrar tudo e por isso eh k ela anda nua =P