sexta-feira, 25 de março de 2011

Cinema de Qualidade!!

“The Elephant Man” (1980) foi-me recomendado pelo Rafeiro Perfumado e conta com a brilhante participação de Anthony Hopkins e John Hurt nos principais papéis. O filme reproduz a historia de vida de Joseph Merrick um homem que nasceu com uma deficiência congénita que lhe causava o crescimento anormal de várias partes do corpo. Como resultado, sempre havia sido tratado como uma aberração e uma atracção de circo até ser descoberto por médico com um pouco de humanidade. Joseph Merrickk veio a provar que a sua deficiência era puramente física que queria apenas o mesmo que qualquer pessoa; amigos, felicidade e ser tratado dignamente como o ser humano que era. Um filme impressionante a vários níveis!!

“Making Love” (1982) é algo extremamente arrojado para a altura que foi criado. O filme acompanha a vida de um jovem casal bem sucedido cujo marido começa a ceder aos seus desejos homossexuais reprimidos iniciando uma relação com um homem. A história desenvolve-se intercalada com os 3 personagens principais a falarem directamente para o espectador de uma forma muito introspectiva explicando o que estavam a sentir. Filmes como este não me permitem compreender o porque de tanto alarido a quando da estreia da Brokeback Mountain em 2005. Muito melhores filmes de temática gay foram criados muito antes com histórias bastante mais interessantes. Mas na altura parecia que o Brokeback Mountain tinha sido o primeiro. Infelizmente por vezes os filmes Hollywoodescos com os seus actores e realizadores super conhecidos acabam por sobressair mais devido às suas campanhas de Markting do que à própria qualidade. Com isto não quero desvalorizar os brilhantes trabalhos que muitas vezes fazem, obviamente. Voltando ao filme em questão alerto para o facto do Theo não ter gostado muito, dizendo que era “um bocado seca” e “filme para psicólogos”. Não encontrei nenhum trailer mas fica a única cena do filme que estava no Youtube.





“Big Fish” de 2003 foi-me recomendado pelo Outro Coelho e mais uma vez prova-nos porque motivo Tim Burtun é tão aclamado. Inesperadamente, sendo fã do director era estranho ainda não ter visto. O magnifico filme acompanha os últimos dias de vida de um homem cuja história de vida sempre fora contada entre o limiar da realidade e da ficção. Situação esta que viria mais tarde a fazer com que o seu filho se afastasse acusando-o de nunca lhe ter contado a verdade sobre nada e de viver num mundo imaginário. Mas por vezes, a verdade e a ficção misturam-se de facto e tudo só depende da forma e das metáforas que utilizamos. Sem dúvida um dos meus filmes preferidos que vale mesmo a pena ser visto.


“Tangled” de 2010 ou Enrolados em Português, é mais um dos fantásticos trabalhos da Disney. Como já referi aqui, 2010 foi na minha opinião o ano mais rico em filmes de animação e Tangled merece ser mencionado. Uma adaptação brilhante da história da Raponzel com muita comédia, emoção e música. Disney brilhantemente num estilo bem Old School…
Na minha opinião só perde por ter demasiada cantoria, mas o facto de ter visto apenas no cinema no Brasil (dublado como eles dizem) não terá ajudado.



7 comentários:

Teté disse...

Mais umas dicas cinéfilas, mas como se sabe cada um tem os seus gostos. Pessoalmente, detestei o "Homem elefante", que vi na época. Muito deprimente!

Os outros não vi, mas o "Tangled" ainda hei-de ver - perdi-o num dia de mudança de cartaz ou horário, depois não houve oportunidade, além que queria ver os nomeados para os oscares... :)))

Beijocas e bom fim de semana para ti!

Theomentos disse...

O homem elefante é mesmo muito bom, apesar de ser deprimente como disse a Teté achei muito profundo. O segundo como o Psi já disse pra mim foi uma seca, não gostei :P apesar de ser realmente muito a frente para a época. Big Fish eu gostei já tinha visto mas olhei outra vez com o Psi. E o Tangled é muuuito fixe mesmo com a dublagem, o meu preferido eh o cavalo :D

good churrasco ó auto de café.... disse...

psico pata

João Roque disse...

Vi todos os filmes, menos o último, como decerto já suspeitarias.
Gostei muito do "Elephant Man", em que o John Hurt tem uma interpretação fabulosa.
"Making Love" foi um filme mesmo muito ousado para o seu tempo, e embora o tema seja muito apelativo, tecnicamente é um pouco limitado, demasiado americano.
"Big Fish" é um filme fabuloso, uma lição de vida.

Ikki disse...

Impressionante, ainda não vi nenhum dos referidos! E eu até vejo algum cinema. Mas fiquei com interesse em todos, excepto o "Making Love".
Vou dedicar-me a eles um dia destes.

Abraço,
Ikki

Loot disse...

O elephant man é um filmaço. Aquele final é magistral.

O Big Fish também é um belo Burton, apesar de preferir um Ed wood.

Os outros não vi.

ψ Psimento ψ disse...

Teté: Tenho de admitir que tenho uma queda para musica e filmes deprimentes. Deve ser para contrastar com o meu feitio geral de bem-disposto. O “Tangled” tens de ver, e o “Big Fish” também acho que fará o teu género de filme. ;)

Theo: Eu gostava do camaleão como sabes :p
Sim eu reparei na tua cara de tédio ao longo do filme, mas eu estava compenetrado ;)

Louva: Só te digo que o teu nome é grande de mais para escrever eheh

Pinguim: Suspeitava claro, mas olha que ias gostar acredita. Quando tiver contigo da próxima vez vou-te levar um dvd com os melhores filmes de animação e vais ver que ficarás fã.

Ikki: Ahahah sim aliem-se todos ao Theo :p
O “Making Love” é bem interessante para nos dar algumas perspectivas sobre a psique humana.

Loot: Naaaah Burton sempre ;)