sábado, 6 de novembro de 2010

Chrno Crusade

Chrno Crusade é de todos os animes que já vi, o meu preferido. Estou na verdade a ver a série pela 4ª vez o que não é difícil dado que só tem 24 episódios.

O anime japonês é baseado na mitologia católica e uma das personagens principais é uma menina proveniente de Fátima. Deve ser o único anime do mundo que tem uma personagem portuguesa. A história desenrola-se em torno de uma organização de freiras e padres treinados para destruir e exorcizar demónios na altura em que a 2ª guerra mundial se aproximava e que as supostas profecias de Fátima surgiram.

Tem uma banda sonora fenomenal, uma arte desenhada soberba como só o Japão consegue fazer, personagens extremamente cativantes e com quem conseguimos empatizar emocionalmente, por vezes, mais do que gostaríamos. É imensamente completa com acção, drama, comédia e sobrenatural. Conheço pessoas que viram o primeiro episódio e não gostaram muito, de facto os primeiros dois são muito introdutórios, mas quando a trama se começa a desenrolar é impossível não se ficar preso a esta história. De resto, a religião é apenas o plano de fundo onde são abordados temas extremamente interessantes e com uma grande intensidade. Surpreendeu-me a perspectiva do ciclo da vida que os autores exploraram, já existente mas diferente da que a religião católica defende.

Sempre acreditei a velha lei de Lavoisier que diz que “no Universo nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, mesmo a alma ou o espírito ou o que quiserem chamar. A verdade, é que a vida é energia e como tal, acredito que quando morremos essa energia flui para o meio ambiente alimentando e dissipando-se pelos novos seres que surgem em todo o mundo.

Bem depois deste post mais espiritual, deixo-vos um clip de vídeo da série centrada na minha personagem preferida, a Satella Hervenheit, uma bruxa proveniente da Alemanha que tinha o poder de invocar certas criaturas a partir de jóias ancestrais. Não era a personagem principal mas tinha uma história extremamente cativante.


Se um dia tiverem de ver uma série japonesa que seja esta. Deixo AQUI o link para quem quiser fazer o download dos episódios originais com legendas em português (do Brasil). Cada um tem 20min ocupa pouco mais que 45Megabites e com uma qualidade bastante razoável.

9 comentários:

Theomentos disse...

Como todos jah sabem eu não sou muito chegado a desenhos animados japoneses, mas por muito insistência do Psi já vi alguns e esse em particular eh mesmo muito giro, fui um dos únicos que assisti e recomendo mesmo pra quem não gosta. É uma história linda e emocionante, com direito a algumas (algumas muitas) lágrimas no final. Gosto muito da Rosette Christopher que só faz asneiras :P do Chrono e gosto muito também da Azmaria (a portuguesinha) não posso deixar de citar tmb a Satella, não é a minha preferia mas é uma delas. Mais uma vez recomendo àqueles que não conhecem para verem pq vale mesmo a pela, assim que puder assisto outra vez :D

Unknown disse...

ah, lembro-me desta série. acho que já passou num dos canais por cabo... mas entretanto desapareceu. Obrigado pelo link. acabaste de estragar a minha noite de trabalho :D

ψ Psimento ψ disse...

Passou na sic radical pelo menos uma vez! É fim de semana por isso não me sinto muito mal em estragar uma noite de trabalho eheh. ;)

Elijah disse...

Muito obrigado pelo teu comment *.*
Vou seguir o teu blog :D

Rafeiro Perfumado disse...

Só pela banda sonora valeu a pena ver o trailler. Abraço!

Teté disse...

Não conheço essa série, mas hei-de dar uma espreitadela!

Devo dizer que não acredito nos milagres de Fátima, mas a dita primeira "aparição" ocorreu em 1917, portanto durante a I Guerra Mundial, a II só se iniciaria 22 anos depois... ;)

Beijocas!

ψ Psimento ψ disse...

Oh Teté eu sei que sou novo mas não sou ignorante eheh. O anime começa durante a primeira guerra mundial, a profecia falou na segunda e a mesma aconteceu duas décadas depois surgindo no final da série.

ψ Psimento ψ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ψ Psimento ψ disse...

PS: Também não acredito nesta nem em nenhuma parte da mitologia católica. ;)