quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Northstar

Jean-Paul Beaubier é um mutante oriundo do Canadá e o primeiro e mais conhecido super-herói assumidamente gay da Marvel.
Jean-Paul e a sua irmã gémea Jeanne-Marie, partilham os mesmos poderes e foram criados separadamente por famílias adoptivas quando os seus pais biológicos morreram num acidente. Só anos mais tarde, quando os poderes de ambos se manifestaram e quando integraram a equipa canadense de super-heróis, a Alpha Flight, é que se reencontraram.
Nessa mesma equipa Northstar foi colega de Wolverine com quem travou amizade, mesmo antes deste integrar nos X-Men. Com a partida de Wolverine as duas equipas encontraram-se diversas vezes primeiro como rivais e depois entreajudando-se e combatendo lado a lado.
Apesar de actualmente ser comum a existência de diversos super-heróis inseridos na temática LGBT, na década de 80 quando o personagem foi criado, o editor chefe, Jim Shooter, proibiu todos os criadores e escritores de assumirem que qualquer personagem tinha uma orientação diferente da heterossexual. Contudo, ao longo dos anos, o criador e escritor das Bds da Alpha Flight foi deixando inúmeras pistas subtis relativamente à orientação sexual de Jean-Paul. Apenas em 1992 foi permitido ao Northstar dizer “I am gay” durante uma conferência de imprensa onde falou também na pequena bebé com SIDA que tinha adoptado. Nesta altura, o escândalo rebentou, a Bd em questão esgotou completamente em todas as bancas e as vozes críticas levantaram-se. A bebé adoptada faleceu pouco tempo depois e as vendas das Bds da Alpha Flight decresceram tanto desde a altura que Northstar se assumiu que teve mesmo de ser cancelada e o personagem andou meio desaparecido por uns anos…
Em 2001, as mentalidades tinham mudado relativamente e foi altura do personagem reimergir. Como grande campeão de diversos desportos de neve e empresário de sucesso no negócio dos equipamentos de desporto, Northstar era agora um jovem milionário e encontrava-se numa sessão de autógrafos do seu recente livro “Born Normal” quando Jean Grey o contactou. Era altura de Northstar integrar a equipa de mutantes mais conhecida, os X-Men. Apesar de inicialmente hesitante, o jovem aceitou a proposta e mais tarde tornou-se professor de diversas disciplinas para os mutantes mais novos na mansão dos X-Men.
A estadia com os X-Men tem sido muito atribulada para o Northstar que experienciou uma atracção não correspondida pelo Iceman e foi alvo de homofobia por dois colegas de equipa, o Omerta e o Juggernaut embora tenha resolvido a questão com uma serie de murros no nariz à velocidade da luz. Ambos os personagens vieram mais tarde, à sua maneira, a pedir desculpa, a aceitar o Northstar em pleno e a criar laços de amizade com ele.
Diversas razões fizeram com que Jean-Paul de afastasse dos X-Men algumas vezes ao longo destes anos mas recentemente é um membro incondicional da equipa em San Francisco. Matem também um namoro com um humano afro-americano chamado Kyle que gere os negócios do Northstar quando ele está muito ocupado a ser um super-herói.
Poderes: Além de poder voar, este mutante tem a capacidade de se mover quase à velocidade da luz o que lhe permite dar murros e golpes a grande velocidade, criar pequenos tornados ao correr em círculos entre outras capacidades. A sua mutação conferiu-lhe também umas orelhas em bico como as dos elfos e um cabelo que varia entre o branco e o preto. Quando se encontra próximo da irmã, os dois podem dar a mão para criar uma reacção de aceleração dos protões do meio ambiente criando devastadoras explosões luminosas que destroem tudo em redor. Este personagem não aparece em nenhuma das adaptações ao cinema até ao momento. Pessoalmente, como é claro, é um dos meus personagens preferidos ocupando o 4º lugar do meu top. Identifico-me muito com ele, acho importante a sua existência na equipa apesar da sua personalidade um pouco altiva e prepotente. Embora seja isso que também lhe dê muita da piada. Se ainda não repararam, desde sempre, a pequena imagem que identifica o meu blog quando comento outros blogs, é o Northstar.

5 comentários:

Theomentos disse...

Wow tem aparecido por cá personagens cada vez mais importantes segunda a tua classificação. Penso que mesmo sabendo muito sobre eles e suas vidas ainda assim deves ter um enorme trabalho pra por cá tudo que julgas importante de cada um. :D Eu por acaso já simpatizava com este senhor antes de postar qualquer coisa aqui, por influência tua, é claro :P não podia deixar de ser já que sou um zero a esquerda no quesito BD's Apesar do grande esforço que fazes pra mim me inteirar das histórias. Bem sobre a personagem foi mesmo muito fixe o que o autor ir deixando pistas e assim um dia poder tirar ele do armário. Claro que não deviam ter tirado ele de circulação porém não lembro-me daquela época e de como eram as coisas mas o importante é ele ter voltado a aparecer. Os poderes também são fixe e davam jeito a muita gente que anda sempre a correr nos dias de hoje.
Bem mor é isso sei que gostas muito dele e eu tmb gosto :D

So disse...

eheheh finalmente conheço a historia do teu X-kengo =) gosto muito dele também, gostava bastante da relação que ele estabelecia com os alunos na escola e da sua maneira de ser =) acho extremamente importante a presença dele no universo marvel, e considero que deve ter um papel bastante activo de forma a ser mais conhecido. tb acho importante o facto de eles terem criado atritos entre os personagens que posteriormente sao resolvidos porque na realidade é isso que acontece, muitas das pessoas podem eventualmente ficar reticentes mas eh importante que um dia venham a perceber que estao erradas, e acho que a marvel deve ter um papel impulsionador dessa constatação. estou ansiosa por ler as novas bds dele em san francisco agr com toda a equipa =)

Se7e disse...

fiquei fã!!!!

xD

abc (já agora onde se compra estas Bds??)

ψ Psimento ψ disse...

As bds da Marvel estão normalmente disponíveis nos quiosques ou nas grandes superfícies como por exemplo a Fnac. Além disso existem diversas lojas no país apenas de bds. Infelizmente muitas delas não chegam a Portugal ou são muito caras por isso, apesar de comprar de vez em quando recorro aos downloads da net para ler todas as bds que quero, tudo em inglês claro.

Frankenstakion disse...

Não podia deixar de gostar do Northstar. Apesar de ser muito convencido tem um sentido de humor que gosto. Só tenho pena que a paixoneta dele pelo o Iceman não tenha ido para a frente. Os poderes não são os mais interessante mas podiam ser pior.