quinta-feira, 7 de outubro de 2010

White Queen

Emma Grace Frost começou por ser na verdade uma das mais terríveis antagonistas dos X-Men pertencendo ao poderoso e terrível grupo do Hellfire Club. Os X-Men e o Hellfire Club combateram diversas vezes e foram eles os principais responsáveis por libertarem por completo a força da Phoenix Negra anteriormente aprisionada dentro da Jean Grey, o que mais tarde se arrependeram quando se viram incapazes de a controlarem.
Contudo, apesar da sua inicial personalidade fria, implacável, supérflua e cruel, Emma sempre teve uma paixão enorme por ensinar jovens mutantes e era capaz de dar a vida pelos seus alunos apesar de não o demonstrar. Na verdade, o massacre dos seus primeiros alunos, os Hellions, foi o ponto de viragem na vida de Emma. Foi quando ela compreendeu que só poderia proteger as novas gerações de mutantes se mudasse de rumo e se tivesse alguém que a ajudasse.
Assim, depois de ter de combater ao lado dos X-men para salvar alguns mutantes jovens, Emma Frost e Banshee criaram uma escola longe da mansão dos X-Men, onde os adolescentes pudessem ser ensinados a controlar os seus poderes e onde estivessem mais protegidos. Podíamos acompanhar este ramo da original escola de Xavier durante mais de 75 nºs das Bds que ficaram conhecidas como Generation X. No entanto, apesar de procurar redenção, o passado tenebroso de Emma tem tendência a segui-la e alguns inimigos do seu passado, incluindo a sua família repleta de vilões, atacaram a escola diversas vezes terminando com a morte de Synch, um dos seus alunos. Os restantes começaram então a perder a ténue confiança que tinham nela e esta situação, juntamente com o facto de Banshee estar de luto e ausente devido à morte da sua namorada Moira MacTargget, fez com que os jovens abandonassem a escola terminando com a Generation X.
A próxima vez que vimos a White Queen foi, mais uma vez como professora, em Genosha, uma ilha convertida num paraíso mutante onde milhões habitavam longe do preconceito dos restantes humanos. Certo dia, durante a sua aula, a ilha foi atacada por uma sentinela (robot) gigantesca, enviada por uma vilã, irmã do Xavier, chamada Cassandra Nova. Durante o ataque da sentinela, foram mortos milhões de mutantes num dos maiores genocídios da história da Bd. A maioria dos habitantes e todos os alunos de Emma morreram neste ataque sem que ela pudesse fazer o que quer que seja. Na verdade a própria Emma só sobreviveu devido ao surgimento inesperado da sua mutação secundária que lhe conferiu um novo poder.
Depois destes acontecimentos, a White Queen ofereceu-se para integrar o grupo de X-Men nuclear o que foi visto com muito maus olhos por todos os colegas de equipa que acreditavam, e alguns ainda acreditam, que ela mais tarde ou mais cedo os irá trair.
Na equipa, gradualmente, Emma começou a aproximar-se de Cyclops iniciando uma relação amorsa com ele que inicialmente ser verificava apenas de forma psíquica. Este foi o grande momento de quebra do casamento de Cyclops e Jean Grey e o casal que era amado pelos fãs começou lentamente a degradar-se. Muito pouco tempo depois, Jean morreu durante a batalha com o vilão Xorn e de imediato, no mesmo dia do funeral, Cyclops enroscou-se com Emma para desagrado de todos os X-Men que o acusavam de estar a trair a memória de Jean. Apesar de tudo, os dois tem permanecido unidos ao longo de várias dificuldades e provações e os restantes X-Men começaram lentamente a aceitar a relação.
Junto dos X-Men, Emma tem desempenhado também o papel que tanto ama, de professora dos mutantes mais jovens, defendendo-os com todas as capacidade apesar de alguns já terem sido também assassinados. O facto de ter constantemente falhado na sua luta de proteger os mutantes mais jovens e seus alunos, tem sido motivo de grande sofrimento e frustração para Emma apesar de ela ter feito tudo ao seu alcance para os salvar. Esta personagem é actualmente uma das mais importantes do universo X sendo um elemento chave e central dos X-Men embora muitos dos seus colegas continuarem a olha-la com uma certa dúvida quanto à sua conduta. Antes da relação com Cyclops, Emma já teve relacionamentos com dois dos homens mais importantes de toda a Marvel, o Iron-Man e o Príncipe Namor.
Actualmente continua a lutar ao lado dos X-Men, tentando provar a sua lealdade para com a equipa apesar de novas dúvidas terem surgido.
Poderes: Esta mutante é uma das mais poderosas telepatas do mundo o que significa que é prodigiosa a ler pensamentos e controlar a vontade dos outros, emitir rajadas psíquicas, criar ilusões, entre outras habilidades. Muitos dos restantes personagens acreditam que Emma usufruiu dos seus poderes para conquistar e manipular a vontade do Cyclops, eu quase garanto que não.
O seu poder secundário e mais recente é a capacidade de transformar todo o seu corpo em diamante dando-lhe invulnerabilidade e tornando-a capaz de manter um combate físico com os adversários. Nesta forma, Emma está desprovida de emoções e não consegue usar os seus poderes telepáticos.
Nas adaptações ao cinema aparece num filme feito para a televisão em 1996 baseado no seu tempo na escola com a Generation X. Foi protagonizada pela actriz Fiona Hughes e o filme era para ser o inicio de uma série mas não teve muito sucesso. Na minha opinião o desempenho da actriz era extremamente próximo daquilo que eu imagino para a Emma Frost. Mordaz e sarcástica, com um toque de veneno acompanhado de uma postura altiva, sofisticada e imponente capaz de impor respeito a qualquer um. A falha é que de facto a actriz era um pouco velha para o papel e faltava-lhe os atributos físicos próprios da Emma Frost que fazem dela uma das mulheres mais atraentes de toda a Marvel. Na altura dispunha apenas do seu poder telepático.
Fica um pequeno vídeo da altura onde podem comprovar o que disse.

Uma versão mais nova de Emma aparece também no último filme, X-Men Origins: Wolverine que reporta ao passado das personagens. Neste filme verifica-se a situação inversa, a actriz Tahyna Tozzi, tem todos os atributos físicos necessários mas nenhuma da pose. Foi uma representação com muito pouca importância e com um ar “sem sal” descomunal. Estranhamente neste filme ela já tinha acesso ao seu poder de se transformar em diamante, algo que só deveria ter surgido muitos anos depois. Em Junho de 2011 vai estrear o novo filme X-Men Origins: First Class e a actriz vai mudar novamente. January Jones será a nova Emma Frost e esperemos que seja ela finalmente a fazer jus à personagem.

Pessoalmente, já deve ter dado para perceber que esta é uma das minhas personagens favoritas, ocupado o 5º lugar do meu Top de X-Men. Acho a sua história rica e soberba, uma personagem profunda, apesar do seu ar fútil com uma excelente evolução ao longo dos anos. É chique e mantém aquela personalidade bitchy que tanto adoro e que a caracteriza. Confesso que como a maioria dos fãs fiquei um pouco chateado por ela ter arruinado o casamento de Cyclops e da Jean Grey. Contudo, actualmente, duvido que existam fãs que desejem que a Jean volte para o Cyclops. Além de tudo o mais a Emma Frost é uma analogia excelente à minha especial Kenga Best e as duas têm muito em comum em diversos níveis. ;)

4 comentários:

Theomentos disse...

Finalmente é chegado o grande dia. Há pessoas que vão aos céus com esse post :P Kenga Best que o diga. Realmente é uma personagem com grandes atributos físicos porém sinto que se ela existisse de verdade não me sentiria muito a vontade com ela com ela, também por ela poder invadir minha mente mas não sei, tenho uma coisa com pessoas se de cara meu santo bate com o dela tudo bem mas se não bate, não demora muito pra essa pessoa me decepcionar e acho que com uma pessoa como ela nossos santos não se dariam muito bem, não sei pq mas eh essa a impressão que tenho (Kenga Best que me desculpe :P ao menos não posso ter essa certeza até estar com ela pessoalmente e acho que isso não vai acontecer, não tão cedo) Bem tirando isso parece ser uma personagem fantástica visto o quando o Psi e a Kenga gostam dela, não tenho nada contra ela apesar dela ter roubado o marido da outra e isso já ser o suficiente pra mim lhe virar a cara, fora isso até a acho simpática e os poderes me dariam muito jeito ainda mais aqui no Brasil, seria uma tranquilidade passear pelo Rio de Janeiro na forma de diamante ao menos não seria baleado de jeito nenhum.

Vício disse...

li muita BD da Marvel nos meus tempos de escola, mas entretanto parei. é por isso que não conhecia praticamente nada desta personagem.
os X-Men são os meus preferidos e, tal como muita gente, o meu preferido é o Wolverine.

quanto à aparição dela no ultimo filme, já com o poder "secundário", é normal que isso aconteça porque os filmes não são fieis ao que lemos na BD e um exemplo disso é a transformação da Jean Grey em Fénix que na BD acontece no espaço quando a nave deles é atingida por radiação e só ela fica no cockpit para salvar os outros e no filme acontece no rio(?).

So disse...

A minha querida emma =) acho que mesmo com o testamento que fizeste ainda faltaram algumas partes da vida dela, eh mesmo uma personagem mt completa =) gosto imenso da personalidade dela, da sua maneira sarcástica de falar, de ser uma bitch elegante, mas que no fundo eh uma querida... (tb me acho parecida com ela em mtas coisas =P) gosto imenso de a ver com o cyclops, pessoalmente nnc fui mt fa da relaxao da jean com ele pk apesar de tda gente os achar o casalinho perfeito andava pra la smp o logan no meio... n sei, smp achei k a jean ficava mlhor com o logan do que com o cyclops... voltando ah emma, de todo o universo x.men eh a mh preferida, nao sei se me influenciaste logo dsd inicio sendo ela a mh x.kenga mas acho que como diz o theo o meu santo bate mt bem com o dela, somos relativamente parecidas e nao me importava de todo de ter os poderes dela, acho que se podesse escolher, preferia ser uma telepata a mtas outras coisas...
nos filmes, meu deus, no primeiro aquela peruca, k medo, mas pelo menos eh como tu dizes, smp se nota melhor a personalidade e a presença da emma, no segundo coitadita, nem percebi o que eh k ela la estava a fazer, acho que deve ter sido uma maneira de satisfazer os fas ao saberem que a emma ia aparecer...mal sabiam eles que ia ser aquela coisinha...
espero que esta nova actriz faça mais juz ah minha emma... snao kkl coisa eu estou pronta para a ir representar =)
Emma Frost <3

Frankenstakion disse...

É impressionante que só depois de tantos anos de ter aparecido a Emma se tenha tornado tão popular. E passou de uma personagem com pouca importância no Universo X para uma das principais. E apesar de goatar muito da Jean e doo Scott sem dúvida que a relação da Emma e do Scott foi um ponto de viragem para os X-Men e refrescou todo o panorama X.
Abraço